Número de deslizamentos de terra em 2024 é recorde

Levantamento faz parte de um estudo que aponta que as mudanças climáticas estão tornando os deslizamentos de terra mais frequentes
Alessandro Di Lorenzo23/11/2024 06h00
deslizamentos-de-terra-1-1920x1080
Imagem: DiversePixels/Sshutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As mudanças climáticas estão deixando a atmosfera mais quente. Um dos reflexos disso é uma maior retenção da umidade, o que explica as chuvas cada vez mais fortes registradas no mundo recentemente (as tragédias no Rio Grande do Sul e em Valência, na Espanha, são exemplos disso).

No entanto, um novo estudo alerta para mais uma consequência deste cenário. O aumento nos níveis de precipitação também está causando uma maior incidência de deslizamentos de terra.

Até agora, 679 eventos do tipo foram registrados em 2024

Os deslizamentos de terra ocorrem quando o solo – incluindo as árvores, rochas e a vegetação em geral – se desprende de uma encosta. Eles podem ser causados por uma variedade de fenômenos naturais, como terremotos, derretimento rápido da neve ou recuo das geleiras, por exemplo.

De acordo com cientistas, no entanto, atividades humanas, como desmatamento e desenvolvimento desenfreado, também podem causar os deslizamentos. De qualquer forma, o principal causador de tais situações é a chuva.

Deslizamentos de terra são extremamente perigosos e imprevisíveis (Imagem: seaonweb/Sshutterstock)

No novo estudo, publicado na revista Eos, pesquisadores concluíram que os deslizamentos de terra estão se tornando mais frequentes em função dos efeitos das mudanças climáticas. Até agora, foram 679 eventos do tipo em 2024, o maior número da história. No total, 4.460 pessoas morreram nestes episódios.

A equipe ainda alerta que os deslizamentos de terra são extremamente perigos e muito complicados de se prever. Enquanto alguns podem se mover lentamente ao longo de dias ou semanas, outros ocorrem repentinamente quase sem aviso prévio.

Leia mais

RS sofreu com os fenômenos no início do ano (Imagem: divulgação/UFRGS)

Como identificar o risco de deslizamentos

  • Sons como árvores rachando são indicadores de tragédias do tipo.
  • Vibrações no solo semelhantes a um terremoto também podem ser alertas do fenômeno.
  • Ainda é sugerido ficar de olho em mudanças repentinas nos níveis dos riachos durante ou após uma tempestade, bem como alterações na cor da água.
  • Se você estiver em uma região suscetível a deslizamentos de terra, é indicado ter um telefone totalmente carregado e uma mochila pronta com itens essenciais como medicamentos, água e suprimentos de emergência.
  • Se você estiver em um prédio atingido por um deslizamento de terra, não evacue até que o movimento diminua.
  • Em vez disso, é recomendado ir para um andar mais alto.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.