A startup de baterias que arrecadou US$ 15 bi e… faliu

A sueca Northvolt entrou com pedido de proteção contra falência; episódio mostra dificuldade de se enfrentar as gigantes chinesas do setor.
Por Bob Furuya, editado por Lucas Soares 25/11/2024 17h04
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Imagem: Alexanderstock23/Shutterstock
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Sabe por que a China domina amplamente o mercado de carros elétricos? Muita gente pode responder aqui que é por causa da mão-de-obra barata. E essas pessoas não estão erradas. Sim, o custo de trabalho por lá é bem baixo, mas o de outros países também é e, mesmo assim, eles não conseguiram desenvolver essa indústria.

A diferença da China para essas outras nações é o investimento em tecnologia, sobretudo nas baterias. O top-3 global das empresas que mais vendem essas fontes de energia é composto por companhias orientais.

O primeiro lugar pertence à chinesa CATL, responsável por quase 30% do mercado. Na sequência aparece a sul-coreana LG. O terceiro lugar pertence à também chinesa BYD.

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Abaixo delas, estão a japonesa Panasonic, as coreanas Samsung e SK On e as chinesas Calb e Envision.

As únicas intrusas da lista são a americana Farasys e a sueca Northvolt. Quer dizer, pelo menos era assim até ontem. A Northvolt acaba de entrar com um pedido de proteção contra falência nos Estados Unidos.

A derrocada da até então principal fabricante de baterias na Europa ajuda a entender um pouco como funciona esse universo.

Nova bateria de fibra de carbono é o futuro dos carros elétricos
O mercado de baterias para carros elétricos também é amplamente dominado pelos chineses – Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E

Um pouco de história

  • A Northvolt foi fundada em 2016 pelo ex-funcionário da Tesla Peter Carlsson.
  • O principal objetivo da empresa era se tornar uma fonte europeia confiável de células de bateria para ajudar a alimentar a transição da região para EVs.
  • Governos e investidores estavam ansiosos para apoiar um player local que pudesse reduzir a dependência do Ocidente da China.
  • Até o final de 2023, a Northvolt havia garantido cerca de US$ 15 bilhões em patrimônio e subsídios, enquanto sua carteira de pedidos havia aumentado para mais de US$ 50 bilhões.
  • A gigante automobilística alemã Volkswagen estava entre os principais apoiadores com uma participação de 21%, enquanto o banco Goldman Sachs detinha cerca de 19% das ações da Northvolt.
  • Tudo ia muito bem (ou parecia que ia bem), até que a companhia começou a atrasar algumas entregas neste ano.
  • Depois veio a divulgação dos números de 2023 – e a certeza de que algo ia mal: a Northvolt relatou perdas de aproximadamente US$ 1,2 bilhão, com receita de apenas US$ 128 milhões no ano passado.
  • Em março, a fabricante de caminhões Scania disse que estava atrasada em seus planos de eletrificação por culpa da Northvolt.
  • Em junho, a BMW cancelou um contrato de aproximadamente US$ 2 bilhões com a empresa sueca.
  • Desde junho, a Northvolt cortou um quarto da sua força de trabalho sueca e suspendeu vários projetos de expansão.
  • E agora veio a notícia do pedido de proteção contra a falência.
A chinesa CATL ocupa a liderança na lista das empresas que mais vendem baterias para EVs no mundo – Imagem: Reprodução/CATL

O que aconteceu com a companhia

O próprio Carlson disse ao jornal The Wall Street Journal que cometeu erros estratégicos:

“Eu provavelmente deveria ter puxado o freio antes em alguns dos caminhos de expansão. Olhando para trás, fomos ambiciosos demais em relação ao momento”, afirmou o executivo.

Especialistas na área concordam com esse diagnóstico. Afirmam que a Northvolt não tinha experiência na construção de uma indústria de processos e acabou colocando o carro na frente dos bois.

Explicam que produzir células de bateria é complexo e caro. E que novas fábricas podem levar anos para aumentar a produção. Além disso, elas devem saber trabalhar com altas taxas de sucata por causa de problemas durante o processo.

A Northvolt não colocou esse componente na conta e fechou contratos demais em um espaço curto de tempo. O resultado foram clientes ficando na mão e recorrendo às chinesas.

Na outra ponta, o desaquecimento do mercado elétrico fez com que algumas montadoras reduzissem ou suspendessem projetos. A Northvolt ficou numa espécie de beco sem saída e começou a perder dinheiro.

Carlson ainda aposta em uma recuperação para a sua startup. E afirmou que outras companhias ocidentais que quiserem entrar nesse mercado enfrentarão as mesmas dificuldades. Nesse aspecto, a vitória, mais uma vez, foi da China.

As informações são do The Wall Street Journal.

Bob Furuya
Colaboração para o Olhar Digital

Roberto (Bob) Furuya é formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua na área desde 2010. Passou pelas redações da Jovem Pan e da BandNews FM.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.