Primeiro caso de gripe aviária em criança confirmado nos EUA

As autoridades destacam que não há motivo de pânico, uma vez que ainda não existem indícios de transmissão generalizada do vírus em humanos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 25/11/2024 15h32
Gripe Aviária
Imagem: shutterstock/StanislavSukhin
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O avanço da gripe aviária continua colocando as autoridades de saúde do mundo em alerta. Após cientistas identificarem que diversos animais, inclusive mamíferos, e até alguns humanos foram infectados pelo vírus responsável pela doença, agora houve a confirmação de que uma criança também contraiu o H5N1.

O caso foi confirmado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos. Esta é a primeira infecção de um menor de idade no país e eleva o total de diagnósticos da doença em humanos para 55 neste ano.

Presença do vírus foi identificada no sangue da criança

De acordo com as autoridades da Califórnia, a criança apresentou sintomas leves e está se recuperando em casa. O primeiro teste deu resultado negativo, mas uma segunda análise confirmou a existência do material viral no sangue do menor de idade.

Galinhas no mato
Já são mais de 50 casos da doença em humanos nos Estados Unidos (Imagem: Dewald Kirsten/Shutterstock)

Os exames ainda revelaram que o paciente foi infectado por outros vírus respiratórios comuns e que poderiam ter sido responsáveis por seus sintomas. Nenhum outro membro da família da criança testou positivo para o H5N1, o que sugere que não há evidências de transmissão posterior.

Ainda não está totalmente claro como o jovem foi exposto ao vírus. Investigações estão em andamento neste momento para tentar esclarecer isso. No entanto, as autoridades destacam que não há motivo de pânico, uma vez que ainda não existem indícios de transmissão generalizada do vírus em humanos.

Leia mais

gripe aviária
Gripe aviária já foi identificada em mamíferos (Imagem: Pordee_Aomboon/Shutterstock)

Risco de surto?

  • Um estudo apontou que o vírus responsável pela doença já pode ser transmitido entre mamíferos.
  • Isso significa que o patógeno está se adaptando e pode conseguir infectar humanos com maior facilidade.
  • Nos últimos meses, cientistas detectaram a gripe aviária em aves de Nova York, amostras de leite cru e em vacas leiteiras pela primeira vez na história.
  • A doença também já causou a morte de diversos animais que não costumavam ser infectados.
  • É o caso do urso polar, gatos e até pinguins da Antártica.
  • Recentemente, a gripe aviária também foi detectada em um porco pela primeira vez.
  • Segundo especialistas, isso comprova que o vírus está se espalhando até em áreas remotas do planeta e pode estar evoluindo a ponto de infectar os humanos com facilidade.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.