Imagem: MillaF/Shutterstock
Um novo estudo confirmou que o uso de medicamentos para combater a obesidade pode oferecer benefícios também para a saúde do coração. Segundo pesquisadores, os dados mostraram que os pacientes que receberam semaglutida apresentaram menores riscos de morte por causas cardiovasculares.
A descoberta abre uma série de novas possibilidades para a ciência. No entanto, os cientistas afirmam que ainda são necessários mais estudos para determinar se este tipo de substância realmente traz os benefícios indicados até agora a longo prazo.
Leia mais
No estudo, os pesquisadores analisaram pacientes com sobrepeso ou obesos que já haviam passado por uma cirurgia de revascularização do miocárdio (CABG) para corrigir um bloqueio ou estreitamento em uma ou mais artérias do coração.
A equipe observou que a semaglutida levou a uma redução consistente nos eventos cardiovasculares adversos maiores nos grupos de revascularização do miocárdio e não revascularização do miocárdio, mas a redução do risco absoluto foi maior naqueles que fizeram cirurgia de revascularização: 2,3% vs. 1%.
Além disso, como um “benefício colateral” positivo, a semaglutida também reduziu a incidência de diabetes no grupo que fez cirurgia de revascularização do miocárdio. As conclusões foram descritas em um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology.
Esta post foi modificado pela última vez em 25 de novembro de 2024 11:26