Google ganha novo recurso no iPhone que auxilia em buscas rápidas

Chamado de "Anotações de Página", recurso destaca automaticamente entidades em sites e as transforma em links para a Pesquisa Google
Leandro Costa Criscuolo27/11/2024 06h00
google-search-e1734442399502-1920x1080
(Imagem: Ridhwan Fauzi/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google App para iOS pode, de forma automática, transformar alguns textos de sites em links para resultados da Pesquisa Google, conforme revelado em um post na comunidade oficial do Google.

Esse recurso, denominado “Anotações de Página” pelo Google, destaca automaticamente entidades relevantes dentro da página web, transformando-as em links que, ao serem tocados, direcionam o usuário aos resultados de pesquisa.

Isso acontece sem a necessidade de autorização prévia do usuário ou do proprietário do site, o que pode ser uma estratégia controversa, especialmente em meio a disputas antitruste relacionadas às práticas de pesquisa e publicidade do Google.

Leia mais:

Novo recurso no iOS que insere links em sites de terceiros que levam os usuários diretamenta a pesquisa do Google – Imagem: Google

Donos de sites podem bloquear o Google de realizar o recurso

  • Para permitir que os editores da web desativem esse recurso, o Google oferece um formulário.
  • Caso preencham o formulário, o recurso “Anotação de Página” será desativado no site em até 30 dias.
  • No entanto, os proprietários precisam garantir que todas as variações de seu site sejam incluídas, como versões com e sem “www”, “http” e “https”, além de subdomínios.

Como apontado pelo 9to5Google, esse recurso é similar a uma função já lançada há pouco tempo, já que lembra as “intenções de anúncios” introduzidas pelo Google na plataforma AdSense no início deste ano.

A principal diferença é que, enquanto os donos de sites devem optar por participar das intenções de anúncios, no caso das Anotações de Página, eles precisam optar por não participar.

google
Apesar de prático, recurso não passou livre de gerar controvérsias sobre privacidade e práticas comerciais – Imagem: Antwon McMullen/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.