TikTok vai bloquear filtro de beleza por “saúde mental” de jovens

Restrição será válida para mudanças de aparência para evitar “visão de mundo distorcida” em contas de usuários de todo o mundo
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 27/11/2024 23h40, atualizada em 04/12/2024 14h22
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok vai lançar, em breve, uma série de restrições globais a menores de 18 anos alegando preocupações com a saúde mental de crianças e adolescentes, incluindo o bloqueio de determinados filtros de beleza para esse público.

A medida vale para manipulações que alteram a aparência do usuário, como pele mais lisa, cílios longos e rostos finos, e não aquelas “projetadas para serem óbvias e engraçadas”, como orelhinhas de animais ou elementos cômicos.

“Ao promover uma cultura de autenticidade, respeito e apoio, podemos criar um mundo digital onde todos se sintam capacitados a ser quem realmente são”, defende a rede.

Christine Grahn, Chefe de Políticas Públicas e Relações Governamentais (Imagem: Divulgação/TikTok)
  • O anúncio é resposta a relatório que apontou como os filtros podem contribuir para “visão de mundo distorcida na qual imagens aperfeiçoadas são normalizadas”;
  • O documento foi elaborado pela organização sem fins lucrativos de segurança online infantil Internet Matters na Alemanha, Holanda, Suécia e Reino Unido;
  • Ainda não há detalhes de como será feito o bloqueio, mas a plataforma informou que vai atualizar recursos no TikTok Effects House com o objetivo de alertar criadores sobre “resultados não intencionais que certos efeitos podem representar”.

Leia mais:

Filtros serão bloqueados para preservar saúde mental de jovens (Imagem: Divulgação/TikTok)

TikTok: mais restrições estão por vir

O TikTok também está testando tecnologias de aprendizado de máquina para detectar contas feitas por usuários menores de 13 anos, idade mínima da rede social. Por mês, a plataforma remove, globalmente, cerca de seis milhões de perfis que não atendem o critério. Apenas na Europa, são mais de 175 milhões de pessoas acessando a rede mensalmente.

“Como hoje, as pessoas poderão apelar se acharem que cometemos um erro”, ponderou a empresa. “A garantia de idade continua sendo uma das áreas políticas mais complexas com as quais plataformas online, formuladores de políticas e reguladores continuam a lutar.”

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.