Claude poderá responder com a escrita que mais te agradar; saiba mais

Novo recurso oferece opções predefinidas e personalizadas para ajustar tom e detalhes das respostas do assistente
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 27/11/2024 04h40, atualizada em 04/12/2024 15h33
Logo da Anthropic
Recurso é já visto no ChatGPT e no Gemini (Imagem: Tada Images/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Anthropic anunciou, nesta terça-feira (26), que está introduzindo nova funcionalidade no chatbot Claude, que oferece aos usuários maior controle sobre como o assistente responde a diferentes tarefas de escrita.

Com a adição de estilos personalizados, agora, qualquer usuário pode treinar o Claude para se adaptar ao seu estilo de comunicação ou escolher entre opções predefinidas para ajustar rapidamente tom e nível de detalhes das respostas.

Essa atualização tem como objetivo tornar as respostas do chatbot mais naturais e adequadas para contextos específicos, como a criação de documentos técnicos detalhados ou e-mails profissionais.

Três estilos de escrita podem ser usados, mas o usuário também pode personalizar um estilo completamente novo (Imagem: Anthropic)

Leia mais:

Respostas do Claude virão em um dos estilos predefinidos

  • Existem três estilos predefinidos disponíveis: Formal, para textos “claros e polidos”; Conciso, para respostas curtas e diretas; e Explicativo, para respostas educacionais com mais detalhes;
  • Caso esses estilos não atendam às necessidades do usuário, o Claude também pode gerar estilos personalizados, treinados para imitar maneirismos específicos de escrita;
  • Para criar um estilo personalizado, o usuário deve enviar “conteúdo de amostra” que reflita sua maneira preferida de se comunicar e orientar o Claude sobre como ajustar o estilo de escrita.

Scott White, líder de produtos do Claude, explicou: “Você pode querer explicações detalhadas ao aprender algo novo, ou respostas rápidas quando estiver com pressa. Agora, você pode definir suas preferências uma vez e fazer com que cada interação se encaixe perfeitamente.”

Embora essa atualização seja bem-vinda, recursos semelhantes já existem em outras plataformas, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, que também permitem personalizar o tom e o estilo das respostas, além do Writing Tools, da Apple, que oferece predefinições semelhantes.

Comunicação do Claude vai ficar mais adaptada às preferências do usuário (Imagem: Anthropic)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.