(Imagem: Divulgação/Hyundai)
Trabalhar na indústria automotivas é uma tarefa exigente. Pense, por exemplo, nas muitas posições corporais que os humanos têm que adotar em alguns casos. Em uma tentativa de tornar a vida mais fácil para os trabalhadores, entra em cena o mais novo gadget de auxílio ao trabalho, o robô vestível X-ble Shoulder da Hyundai.
O nome representa uma nova marca de tecnologia desenvolvida pelas empresas irmãs Hyundai e a Kia, ambas sul-coreanas. O modelo mencionado acima é o primeiro produto oficial a ser lançado.
Pesando cerca de 1,9 kg, o colete tem comprimento ajustável (entre 406 mm e 446 mm) e permite o movimento do braço de zero a 180 graus, ou seja, é uma ferramenta que não limita os movimentos.
O colete e seus componentes são feitos de compostos de carbono e materiais resistentes ao desgaste, bem como as peças que entram em contato com o corpo do usuário.
Hyundai e Kia dizem que testaram o sistema em um programa piloto que durou de 2022 a 2024 em várias de suas fábricas, com a ajuda de cerca de 300 trabalhadores e profissionais de saúde.
Os resultados mostram que o robô vestível pode reduzir a carga nas articulações do ombro em 60% e a atividade do músculo deltoide em 30%, melhorando significativamente a saúde e as habilidades das pessoas.
Além disso, ele pode ser usado por horas a fio, é modular e seus componentes podem ser facilmente destacados ou lavados.
Leia mais:
Hyundai e Kia mostraram o hardware durante o evento Wearable Robot Tech Day, na Coreia do Sul. A tecnologia está pronta para implementação e deve chegar às mãos dos clientes no primeiro semestre de 2025 (primeiro no mercado local e depois internacionalmente).
Vale mencionar que o X-ble Shoulder não foi projetado para uso civil e será vendido apenas para empresas. A produção será limitada e o preço também não foi revelado pela Hyundai.
Esta post foi modificado pela última vez em 29 de novembro de 2024 21:06