Executivo-chave do PlayStation anuncia saída da Sony após mais de três décadas

Shuhei Yoshida é veterano da indústria de games e, após mais de três décadas na Sony, deixará empresa em janeiro de 2025
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 28/11/2024 23h00, atualizada em 04/12/2024 15h33
yoshida
Imagem: Barone Firenze/ Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A partir de 15 de janeiro de 2025, Shuhei Yoshida, nome importante do PlayStation, deixará a Sony, mas continuará envolvido com a indústria de videogames.

O anúncio foi feito por Yoshida durante o PlayStation Podcast, nesta terça-feira (26), com transcrição resumida disponível no blog oficial do PlayStation. Ele não especificou o motivo de sua saída.

Yoshida é amplamente reconhecido por seu papel como chefe de iniciativa para promover jogos independentes na Sony Interactive, cargo que assumiu em 2019. Nessa função, ele foi responsável por integrar jogos independentes aos consoles PlayStation, estabelecendo parcerias com desenvolvedores indie e promovendo seus projetos.

PlayStation Portal via Sony/reprodução
Executivo era um dos principais líderes dentro da divisão de jogos da Sony – Imagem: Sony/reprodução

Leia mais:

Yoshida foi um dos responsáveis pela criação do primeiro PlayStation

  • O executivo fez parte da equipe original que trabalhou no desenvolvimento do primeiro PlayStation, estando envolvido com os consoles desde o início;
  • Em 2013, ele concedeu entrevista sobre o compromisso da Sony com os desenvolvedores indie;
  • Embora Yoshida esteja satisfeito com o sucesso contínuo do PlayStation e confiante no futuro da marca, ele acredita que é o momento certo para seguir novos caminhos, segundo o anúncio de despedida;
  • Ele relatou que seu amor pela série de consoles permanece e que segue otimista quanto ao seu futuro.

Yoshida também é lembrado por sua reação rápida em 2013 ao plano da Microsoft para restringir o compartilhamento de jogos físicos no Xbox One e por sua reação ao testar uma versão inicial de “God of War” (2018), que se tornou episódio famoso.

O anúncio da saída de Yoshida ocorre pouco antes do 30º aniversário do PlayStation, em 3 de dezembro.

Yoshida ajudou na promoção de jogos independentes para consoles da Sony (Imagem: rafapress/Shutterstock)


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.