Falta transparência em fabricantes de dispositivos inteligentes, diz agência

Estudo mostra que a maioria dos fabricantes não informa por quanto tempo oferecerão suporte, prejudicando consumidores
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 28/11/2024 04h50
FTC
Imagem: Mehaniq / Shutterstock
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A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) publicou um estudo que revela que muitos fabricantes de dispositivos inteligentes não informam os consumidores sobre a duração das atualizações de software de seus produtos.

A pesquisa abrangeu 184 dispositivos, incluindo aparelhos auditivos e câmeras de segurança, e constatou que 89% deles não fornecem informações claras sobre por quanto tempo os dispositivos receberão suporte de software, essencial para manter sua funcionalidade.

Dispositivos inteligentes, como os usados para controlar a iluminação ou monitorar a saúde, dependem de atualizações regulares para continuar funcionando corretamente.

Se o fabricante parar de fornecer essas atualizações, o dispositivo pode perder suas funções “inteligentes” e, eventualmente, deixar de operar. A FTC destaca a importância de os consumidores saberem disso antes da compra, para evitar que gastem dinheiro em produtos que podem se tornar obsoletos.

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Dispositivos inteligentes podem parar de fornecer atualizações cruciais para continuarem funcionando, sem o usuário saber – Imagem: Framesira / Shutterstock

Investigação revelou número alto de dispositivos que carecem de informações

  • Do total de 184 dispositivos analisados, 161 não informavam o tempo de suporte nas páginas de vendas dos fabricantes.
  • Em uma pesquisa mais aprofundada, a FTC não conseguiu encontrar essas informações para 124 desses produtos.
  • Diante disso, a agência aconselha os consumidores a investigar a duração das atualizações de software antes de comprar um dispositivo inteligente.
  • Caso as informações não estejam disponíveis, a FTC sugere entrar em contato diretamente com os fabricantes.

A FTC também alerta que os fabricantes podem estar violando o FTC Act, que exige transparência nas informações fornecidas aos consumidores, e o Magnuson Moss Warranty Act, que obriga que produtos com garantias por escrito ofereçam essas informações antes da compra, caso o preço seja superior a US$ 15.

Sede da FTC
Empresas de dispostivos inteligentes estariam deixando os consumidores em risco de ficar com produtos obsoletos – Imagem: DCStockPhotography / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.