Câmera inteligente da Apple poderá identificar pessoas sem ver seus rostos

Patente recém-concedida revela possível novo produto da maçã pode identificar pessoas com base em características físicas, mesmo sem rosto visível
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 28/11/2024 22h20, atualizada em 04/12/2024 15h33
Silhueta de pessoas usando notebooks e celulares embaixo de logotipo da Apple
Mudança no design deve ser maior atualização do iPhone 17 (Imagem: kovop/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Está dentro dos planos da Apple o lançamento de uma câmera de segurança inteligente em 2026, como o Olhar Digital já havia informado. Agora, novas informações que surgiram revelaram um pouco mais deste projeto.

Espera-se que a câmera inclua avançados recursos de inteligência artificial (IA), expectativa respaldada por uma patente recentemente concedida à Apple. O documento descreve como a câmera pode identificar uma pessoa, mesmo quando seu rosto não é visível ou a qualidade da imagem não permite reconhecimento claro.

Câmera da Apple: muito além do reconhecimento facial

  • Inicialmente, a câmera usaria o reconhecimento facial para identificar uma pessoa, mas o sistema vai além, armazenando dados sobre outras características físicas, como roupas, formato do corpo ou até o estilo de caminhada;
  • Esses dados permitiriam que a câmera reconhecesse a pessoa posteriormente, mesmo em condições em que o rosto não fosse visível, como em imagens de baixa qualidade ou quando a pessoa estivesse fora do campo de visão da câmera;
  • A patente também descreve como o sistema poderia identificar alguém com base em detalhes, como a marcha da pessoa, criando uma “impressão de movimento” única.

Logo da Apple na fachada de uma loja
Apple poderia estar lançando câmera inteligente que revolucionaria o mercado (Imagem: NP27/Shutterstock)

Leia mais:

Esses recursos indicam que a Apple está desenvolvendo uma câmera de segurança doméstica inteligente, capaz de utilizar IA de forma avançada, tornando-a mais eficiente e precisa na identificação de indivíduos.

Com a integração da Apple Intelligence, uma câmera de segurança parece ser evolução natural para a empresa, que já patenteou diversas inovações nesse sentido. A expectativa é que a Apple revolucione o mercado de câmeras de segurança com um produto que tenha essas capacidades.

apple intelligence
Câmera poderia integrar recursos do recém lançado Apple Intelligence (Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.