Análises feitas em um pingente descoberto em janeiro de 2023, perto da cidade de Attleborough, na Inglaterra, revelaram que o objeto copia imagens e inscrições romanas. O material, que foi declarado um tesouro do Reino Unido, data do período entre o final do século V e o início do século VI.
Segundo pesquisadores, a joia descoberta por um detector de metais é um plágio de moedas da época do imperador Honório, que comandou o Império Romano do Ocidente de 393 a 423 d.C. A equipe ainda identificou diversos erros nas inscrições.
Pingente apresenta vários símbolos romanos
- O pingente imita uma moeda romana chamada solidus, feita de ouro e introduzida pelo imperador Constantino no século IV d.C.
- A face dela mostra um busto de Honório vestindo um diadema de pérolas e uma couraça, ou armadura de peito.
- Já a parte de trás dela retrata uma figura em pé segurando uma bandeira cerimonial militar, conhecida como estandarte, além de símbolos de guerra.
- De acordo com os pesquisadores, estas são evidências claras de que os anglo-saxões copiaram o objeto usado pelos romanos.
- As informações são do Live Science.

Leia mais
- Cidade perdida que foi arrasada pelos romanos é descoberta
- Enterro ‘bárbaro’ de 1.700 anos é descoberto na fronteira do Império Romano
- Ruínas de forte romano de 1.600 anos são encontradas na Turquia
Objetivo era se conectar ao passado da região
Ainda de acordo com a equipe responsável pela descoberta, os anglo-saxões do período não tinham um sistema de escrita totalmente desenvolvido, o que provavelmente contribuiu para as letras “muito estranhas” encontradas no pingente. Onde deveria ser lido “RESTITVTOR REIPVBLICAE”, que significa “Restaurador da República”, está escrito “STITVTOR EIPVBLICAE”, omitindo algumas letras e confundindo outras.
O criador do pingente, no entanto, provavelmente não pretendia que fosse uma recriação fiel da moeda original. E nem mesmo que ela tivesse o mesmo uso. Em vez disso, o artefato foi moldado como um item de adorno, com um laço de ouro soldado na parte superior.

Os romanos governaram grande parte do atual Reino Unido de 43 a 410 d.C. Após a queda de Roma, os anglo-saxões germânicos dominaram a região. A imitação, segundo os pesquisadores, “demonstra um desejo de se conectar a esta era desaparecida”.