ChatGPT com anúncios? OpenAI considera colocar publicidade na IA

Em busca de novas fontes de receita, a gigante de inteligência artificial avalia a inserção de anúncios, mas com cautela
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 03/12/2024 20h01, atualizada em 04/12/2024 21h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A OpenAI está considerando a introdução de publicidade em seus produtos de inteligência artificial, buscando novas fontes de receita enquanto se reestrutura como uma empresa com fins lucrativos. As informações são do Financial Times.

Sarah Friar, diretora financeira, afirmou que a empresa de US$ 150 bilhões está avaliando um modelo de anúncios, mas com cautela sobre como e quando os implementar.

A OpenAI, que recentemente obteve US$ 6,6 bilhões em financiamento, tem contratado profissionais de publicidade de gigantes como Meta e Google.

Apesar dessa possibilidade, Friar esclareceu que, embora a empresa esteja aberta a explorar novas fontes de receita, não há planos ativos para buscar publicidade.

Leia mais

openAI
Apesar das altas receitas, os gastos da OpenAI para desenvolver suas tecnologias também estão aumentando – Imagem: Svet foto/ Shutterstock

A OpenAI está focada em gerar receita com produtos como seu mecanismo de busca baseado em IA, que já está sendo explorado por rivais como a Perplexity.

Nem todos na OpenAI querem publicidade no produtos

  • A publicidade tem sido uma fonte significativa de receita para empresas de tecnologia, como Google e Meta, mas dentro da OpenAI há divisões sobre como ela poderia ser integrada.
  • Sam Altman, CEO da empresa, está mais receptivo à ideia.
  • A OpenAI enfrenta altos custos com o desenvolvimento de modelos de IA, o que a leva a buscar formas alternativas de monetização.

Embora a OpenAI tenha alcançado cerca de US$ 4 bilhões em receitas anuais, a empresa prevê que queimará mais de US$ 5 bilhões nos próximos anos devido aos elevados custos de desenvolvimento.

Atualmente, sua principal fonte de receita vem da API que permite a integração de sua tecnologia por outras empresas e desenvolvedores. Friar afirmou que, por enquanto, a empresa prefere focar nas oportunidades mais imediatas antes de investir em publicidade.

OpenAI considera a publicidade, mas quer explorar outras maneiras de fazer receita primeiro – Imagem: QINQIE99/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: