Escultura misteriosa com aparência de cobra intriga pesquisadores

O objeto é representativo da cultura Ubaid, um povo pré-histórico que floresceu na região do Kuwait entre 5.500 e 4.900 a.C
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Ignacio de Lima 04/12/2024 15h55
escultura-estranha-1-1920x1080
Imagem: Adam Oleksiak/Universidade de Varsóvia
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Escavações realizadas no deserto de Al-Subiyah, no norte do Kuwait, localizaram uma escultura de aparência bizarra. O objeto é representativo da cultura de um povo pré-histórico que floresceu na região entre 5.500 e 4.900 a.C.

A escultura apresenta um crânio alongado, nariz achatado, olhos estreitos e semicerrados. Além disso, não há presença de uma boca, o que dá ao artefato uma aparência bastante estranha.

Objeto teria sido criado pela cultura Ubaid

  • Muito antes de os sumérios se estabelecerem na região, este povo antigo já habitava o local.
  • Eles foram responsáveis pela criação de redes de comércio, sistemas de irrigação e até mesmo de construções como templos.
  • Segundo os pesquisadores, a cultura é identificada por seu estilo único de cerâmica.
  • Ainda segundo a equipe, a escultura em questão é uma representação de uma ‘pessoa-cobra’.
  • No entanto, não se sabe ao certo qual o objetivo ou valor simbólico do artefato.
  • As informações foram divulgadas pela Universidade de Varsóvia.
Exemplo de cerâmicas da cultura Ubaid (Imagem: Adam Oleksiak/Universidade de Varsóvia)

Leia mais

Formato e aparência lembram uma cobra

A localização de objetos trabalhados em cerâmica e de materiais vegetais embutidos nestes artefatos são característicos desta cultura antiga. Segundo os pesquisadores, estes achados nos ajudam a entender melhor como os habitantes da região interagiam com a natureza há milhares de anos.

As primeiras análises revelaram vestígios de plantas silvestres, particularmente junco, dentro da cerâmica, enquanto restos de plantas cultivadas, incluindo cereais, como cevada e trigo, foram encontrados na louça importada de Ubaid.

Outros objetos da cultura Ubaid localizados por pesquisadores (Imagem: Adam Oleksiak/Universidade de Varsóvia)

Entre os pratos e potes notavelmente decorados feitos por artesãos de Ubaid estão figuras femininas estranhamente magras, normalmente com cabeças de animais. Chamadas de estatuetas ofídicas por sua aparência de cobra, essas esculturas de terracota geralmente têm pontos pintados em seus corpos como se representassem escamas.

A nova descoberta poderia ser o objeto mais antigo do tipo já encontrado na região do Golfo. No entanto, novos estudos são necessários para confirmar a idade exata do artefato, bem como para revelar vários segredos ainda desconhecidos desta população antiga.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.