Vazamento interrompe processamento de dados de missão da NASA

A água danificou partes do laboratório onde ficam as máquinas que processam dados de observatório da NASA que estuda o Sol
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 04/12/2024 11h23
Logo da NASA
Imagem: SNEHIT PHOTO/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A NASA gasta bilhões de dólares para desenvolver os equipamentos mais avançados do mundo e poder realizar diversos estudos e missões espaciais. Mas nem mesmo a agência espacial dos Estados Unidos está imune a alguns problemas bem mundanos.

Um vazamento de água causado por um encanamento quebrado em uma sala da Universidade de Stanford, na Califórnia, vai atrapalhar o processamento de dados coletados pelo Solar Dynamics (SDO), observatório que estuda o Sol. Isso porque o local abriga o Centro de Operações Científicas Conjuntas do SDO.

Normalização das operações só deve acontecer no ano que vem

Em um comunicado, a NASA declarou que o problema causou uma grande inundação no prédio e danificou partes do laboratório onde ficam as máquinas que processam e distribuem os dados de instrumentos do SDO e da missão IRIS, uma sonda que foi lançada à órbita da Terra em 2013 também para estudar o Sol. 

O máximo solar é o período de maior atividade do Sol (Crédito: NASA/SDO/AIA)
Problema atrapalhou o processamento de dados coletados por observatório que estuda o Sol (Imagem: NASA/SDO/AIA)

Segundo a agência, “no momento, não está claro quanto tempo vai demorar para avaliar os danos, consertar os equipamentos e realizar a recuperação completa”. Em função do tamanho dos estragos, a previsão é que isso só aconteça no início do ano que vem.

Os instrumentos do SDO afetados pelo incidente são o Helioseismic and Magnetic Imager (HMI) e Atmospheric Imaging Array (AIA), dois dos seus três equipamentos científicos. Já o instrumento Extreme Ultraviolet Variability Experiment (EVE) não foi afetado.

Leia mais

Vazamento não prejudica andamento das missões espaciais (Imagem: NASA)

NASA garante que nenhum dado foi perdido

  • Apesar da enorme dor de cabeça, a NASA informou que o vazamento de água na sala dos servidores não vai afetar a operação do SDO e da IRIS, que seguem em ação na órbita da Terra.
  • A agência espacial dos EUA garantiu que a coleta de dados continua normalmente e que não houve nenhuma perda de dados, sejam eles novos ou antigos.
  • Ainda destacou que o sistema de aquisição e distribuição de dados pode não conseguir processar as informações recebidas a partir de 26 de novembro.
  • Em outras palavras, isso significa que haverá um atraso no processamento destas informações.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.