Sam Altman diminui expectativas sobre chegada da inteligência artificial geral

CEO da OpenAI minimiza o impacto da AGI, dizendo que mudanças significativas ocorrerão apenas com a superinteligência, daqui a alguns anos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 05/12/2024 17h24
samaltman-1920x1080
Imagem: jamesonwu1972 / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Há quase dois anos, a OpenAI afirmou que a inteligência artificial geral (AGI), o principal objetivo da empresa, poderia “elevar a humanidade” e oferecer “capacidades incríveis” para todos. Agora, o CEO Sam Altman está tentando diminuir as expectativas em relação a essa tecnologia.

Durante uma entrevista no The New York Times DealBook Summit, Altman afirmou que a AGI pode chegar antes do que muitos imaginam, mas que isso “importa muito menos” do que se pensa. Ele explicou que a criação da AGI não causaria grandes mudanças imediatas no mundo.

“O mundo continuará basicamente o mesmo, mas as coisas vão evoluir mais rapidamente”, afirmou. Ele também comentou que a transição da AGI para a “superinteligência” será gradual.

Leia mais

sam altman
Sam Altman explica que a chegada da AGI deve impactar menos do que se pensava antes – Imagem: photosince/Shutterstock

Altman se mostra mais contido sobre a AGI

  • Altman já havia minimizado antes a chegada da AGI, que a OpenAI havia descrito como capaz de “automatizar a grande maioria do trabalho intelectual”.
  • Ele brincou que a AGI poderia surgir já em 2025 com a tecnologia atual.
  • No DealBook Summit, ele sugeriu que a definição de AGI da OpenAI se tornou mais simples, e que as mudanças econômicas e sociais não ocorreriam tão rapidamente quanto as pessoas imaginam.

O empresário também comentou que o que antes era visto como AGI agora seria considerado “superinteligência”, que pode surgir em “alguns milhares de dias”.

Para a OpenAI, isso seria vantajoso, pois seu acordo com a Microsoft inclui uma saída caso a AGI seja declarada, sem alcançar a superinteligência. Para o resto da sociedade, no entanto, Altman acredita que a AGI não trará mudanças tão drásticas.

inteligencia artificial
CEO da OpenAI enxerga que o próximo grande avanço do ramo será a possível chegada da “superinteligência” em alguns anos – Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.