GM enfrenta crise na China e gastará bilhões em reestruturação

Com dificuldades para competir no maior mercado automotivo do mundo, a GM anuncia reestruturação e redução de valor em sua joint venture
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Gabriel Sérvio 06/12/2024 19h09, atualizada em 06/01/2025 19h22
general_motors_gm-1920x1080
(Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A GM informou aos acionistas que registrará duas despesas não monetárias, somando mais de US$ 5 bilhões, em sua joint venture na China. As informações são da Reuters.

Uma dessas despesas, entre US$ 2,6 bilhões e US$ 2,9 bilhões, está relacionada a custos de reestruturação, enquanto a outra, de US$ 2,7 bilhões, reflete a redução do valor da operação.

A montadora enfrenta dificuldades em competir no maior mercado automotivo do mundo, com montadoras locais cobrando mais e recebendo subsídios governamentais.

GM busca colher lucros no ano que vem

  • Parte das despesas está associada ao fechamento de fábricas e otimização do portfólio.
  • A GM acredita que a reestruturação permitirá que a joint venture se torne lucrativa em 2025, sem necessidade de mais investimentos.
  • Por outro lado, existem analistas que se mostram céticos quanto à viabilidade dessa estratégia.
Fachada do prédio da General Motors (GM) em Detroit, nos EUA
GM deve fechar fábricas na China para se reestruturar no mercado local (Imagem: Linda Parton/Shutterstock)

Leia mais

As ações da GM caíram 0,5% após o anúncio. A montadora, que faz parceria com a SAIC Motors na China, viu suas vendas caírem drasticamente, com a SAIC-GM vendendo apenas 370.989 unidades nos primeiros 11 meses de 2024, uma queda de 59%. Em comparação, a chinesa BYD vendeu mais de 10 vezes esse número.

A CEO Mary Barra mencionou melhorias modestas nas vendas e participação até o final do ano, mas alertou sobre a difícil situação do mercado chinês.

Analistas destacam que, assim como outras montadoras, a GM enfrenta grandes desafios no país, onde a competição de fabricantes locais e a guerra de preços afetam os resultados.

General Motors
Na China, a GM tem encontrado problemas para competir com fabricantes locais – Imagem: Formatoriginal/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.