Primeiro carro híbrido brasileiro será produzido na China; saiba o motivo

A empresa brasileira Lecar confirmou que vai iniciar a produção do modelo SUV híbrido 459 em território chinês
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 06/12/2024 11h10
Protótipo do híbrido da Levar
Novo modelo nacional será produzido a partir de 2026 (Imagem: Divulgação/Lecar)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Fundada em 2022 com o objetivo de ser a primeira fabricante moderna de carros elétricos do Brasil, a Lecar vai iniciar a produção do SUV híbrido 459 na China. Mas isso não quer dizer que o modelo perderá o título de primeiro carro híbrido flex nacional da marca.

Em entrevista ao G1, o empresário Flávio Figueiredo Assis afirmou que a fábrica da empresa em Sooretama (ES) só ficará pronta em 2026. Como já há mil encomendas feitas, a montadora decidiu começar a produção fora do território brasileiro e garantir as primeiras entregas em 2026.

Desenvolvimento do veículo está avançando

  • O responsável pela Lecar garante que, no futuro, a fabricação dos veículos será 100% nacional.
  • Atualmente, o carro está passando pelo processo de usinagem no isopor, uma das etapas de fabricação de um veículo, quando os engenheiros realizam adequações e ajustes necessários.
  • Depois disso, serão desenvolvidos os painéis, acabamentos, encaixes e fixações, que demandam ajustes de alta precisão.
  • Falta ainda a produção do mock-up (um protótipo com as mesmas dimensões do veículo que será produzido), a clínica com futuros clientes, o protótipo funcional e depois a homologação.
  • Depois disso, começa a produção.
Modelo 459 começará a ser produzido fora do Brasil (Imagem: Lecar/Divulgação)

Leia mais

Com inspiração na Tesla, Lecar mudou de ideia no meio do caminho

A Lecar se inspira na Tesla para a produção de seus veículos. O SUV híbrido 459, por exemplo, é baseado no Model Y, produzido pela montadora de Elon Musk.

A ideia inicial da empresa brasileira era atuar apenas no segmento dos carros 100% elétricos. Mas os planos mudaram quando Assis percebeu a vocação do país para os motores híbridos.

A tecnologia 100% elétrica mostrou suas falhas. A tecnologia híbrida flex é a melhor solução para o mercado brasileiro, e nós temos uma tecnologia imbatível.

Flávio Figueiredo Assis, responsável pela Lecar
Interior do primeiro híbrido nacional (Imagem: Lecar/Divulgação)

Com a troca para uma motorização híbrida, o 459 já tem alguns detalhes conhecidos. Ele contará com motor 1.0 turbo, com potência combinada de 163 cv e 26 kgfm de torque.

Já a autonomia alcançará os mil km com apenas um tanque de combustível e ele não adotará qualquer sistema de recarga baseado em pontos de energia. O preço do veículo é de R$ 147.900.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.