Vídeo da NASA mostra o nascer do Sol na Via Láctea

As imagens mostram a Crew Dragon, da SpaceX, acoplada a Estação Espacial Internacional e é possível ver a Via Láctea ao fundo
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Rodrigo Mozelli 06/12/2024 15h43, atualizada em 07/12/2024 18h50
Representação da Via Láctea
Descoberta pode ajudar a entender como buracos negros atuam em nossa galáxia, especialmente Sagitário A* (Imagem: nednapa/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um momento incrível foi captado pela NASA e publicado nas redes sociais. Em postagem no X (antigo Twitter), a agência espacial dos Estados Unidos divulgou um vídeo mostrando o nascer do Sol visto do espaço. 

As imagens mostram a espaçonave Crew Dragon, da SpaceX. A cápsula estava acoplada ao laboratório orbital da Estação Espacial Internacional (ISS) e é possível ver a Via Láctea ao fundo.

Cena gravada pela NASA se repete várias vezes ao dia no espaço

Os únicos que têm a possibilidade de ver esta cena ao vivo são os astronautas na ISS. E, no caso deles, isso acontece muito mais do que a gente possa imaginar.

Isso ocorre porque a Estação Espacial Internacional orbita a Terra em altitude de 420 km, viajando a cerca de 7.600 km/s (27.685 km/h). Isso significa que ela completa uma volta a cada 90 minutos.

Em outras palavras, este cenário permite que, diferentemente do que acontece no nosso planeta, os tripulantes vejam o Sol nascer e se pôr 16 vezes por dia.

Leia mais

Cargo,Spacecraft,In,Low-earth,Orbit.,Elements,Of,This,Image,Furnished
Imagem ilustrativa da Crew Dragon chegando à Estação Espacial Internacional (ISS) (Imagem: Paopano/Shutterstock)

Crew Dragon ficou com assentos livres

  • Na postagem, a NASA escreveu que “quando as estrelas e a Dragon se alinham, a Via Láctea aparece na vastidão do espaço atrás da nave tripulada Dragon, da SpaceX”.
  • O veículo especial é conhecido pelo apelido Freedom e chegou ao laboratório orbital em 29 de outubro, levando o astronauta Nick Hague e o cosmonauta Aleksandr Gorbunov.
  • Normalmente, as missões tripuladas à ISS contam com quatro astronautas.
  • Hague é o comandante da Crew-9, e os outros dois membros da missão já estavam na estação.
  • Mas desta vez a Dragon ficou com assentos livres por conta de Butch Wilmore e Suni Williams, que vão usá-los para voltar à Terra. 
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.