Elon Musk financia grupo de campanha misterioso focado em direitos ao aborto

Doação de US$ 20,5 milhões foi realizada um pouco antes da eleição dos Estados Unidos e levanta perguntas sobre a conexão de Musk com o grupo
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 06/12/2024 17h21
Elon Musk acenando
Ideia do projeto não partiu do bilionário, nem do presidente (Imagem: Frederic Legrand - COMEO/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Elon Musk financiou um grupo de campanha misterioso que tentou convencer os eleitores, nos dias finais da eleição presidencial, de que Donald Trump se recusaria a assinar uma proibição nacional ao aborto, conforme mostram novos registros de campanha. As informações são do Washington Post.

Os registros do RBG PAC, grupo aparentemente nomeado em homenagem à falecida juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg, revelam que o fundo “Elon Musk Revocable Trust” doou US$ 20,5 milhões ao grupo poucos dias antes da eleição de 5 de novembro, sendo esse o único doador registrado.

Ginsburg era uma defensora histórica do direito ao aborto, mas sua neta, Clara Spera, criticou o grupo, afirmando que o RGB PAC “não tem conexão com a família Ginsburg” e que sua existência é uma “afronta ao legado” de sua avó.

Musk poderia ter ligação com grupo que luta por direitos reprodutivos de eleitores – Imagem: photosince/Shutterstock

Leia mais:

Trump tem relação controversa com os direitos ao aborto

  • Em plataformas como YouTube e Facebook, contas com o nome “super PAC” veicularam anúncios mostrando mulheres dizendo que Trump havia prometido não assinar uma lei de proibição ao aborto caso fosse eleito.
  • Durante a campanha, os democratas contestaram veementemente essa afirmação, argumentando que Trump não poderia ser confiável na proteção dos direitos ao aborto.
  • Eles citaram as declarações contraditórias de Trump sobre o tema e a nomeação de juízes da Suprema Corte cujos votos ajudaram a derrubar o Roe v. Wade em 2022.

Embora Musk seja um dos maiores doadores e aliados de Trump, seu vínculo com o RGB PAC só foi revelado publicamente quando os registros da Comissão Eleitoral Federal foram divulgados na noite da última quinta-feira (05).

Elon Musk durante evento
Elon Musk apoiou oficialmente o presidente eleito Donald Trump (Imagem: photosince/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.