Mais uma empresa tem planos de lançar agente de IA autônoma

Tecnologia é uma das tendências do setor para os próximos anos, já tendo movimentado empresas como Microsoft, Google e OpenAI
Vitoria Lopes Gomez06/12/2024 06h00
Cérebro com os dizeres
Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft não é a única com planos para lançar um agente de IA. A startup “/dev/agents”, que conta com importantes executivos do mercado de tecnologia (incluindo ex-funcionários do Android), quer construir um sistema operacional de IA capaz de realizar tarefas e tomar decisões de forma autônoma.

Além da Microsoft, Google e OpenAI também tem planos de lançar seus próprios conceitos de agentes de IA como produto nos próximos meses.

Os agentes de de IA podem concluir tarefas no lugar de funcinários em diferentes áreas, como vendas, suporte ao cliente e contabilidade.
Agentes de IA é uma das tendências do setor de IA para o futuro (Imagem: Gabriel Sérvio/Criada por DALL-E/Olhar Digital)

O que é um agente de IA

Um agente de IA é um sistema inteligente que realiza tarefas específicas e toma decisões sem necessidade de intervenção humana. Por exemplo, essa modalidade não requer comandos (os “prompts”) como as ferramentas atuais. O Olhar Digital já explicou mais sobre a tecnologia aqui, que é uma das tendências para as big techs nos próximos anos.

A /dev/agents é uma das que pretende apostar nesse setor. O ex-vice-presidente de engenharia para Android do Google e atual CEO da startup, David Singleton, anunciou no X que ele e outros colegas executivos estão desenvolvendo o “próximo sistema operacional para agentes de IA”. Ele ainda revelou à Bloomberg que consegue ver a promessa dessa tecnologia, mas que, como desenvolvedor, é difícil construir algo bom.

inteligencia artificial
Construção do agente de IA ainda tem desafios pela frente (Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock)

Leia mais:

Como será o agente de IA da startup

  • O modelo é descrito por Singleton como um agente de IA baseado em nuvem e destinado “a agentes confiáveis ​​para trabalhar com usuários em todos os seus dispositivos”;
  • Para isso, a tecnologia requer novos padrões de IU (user interface ou interface do usuário), um modelo de privacidade repensado e uma plataforma de desenvolvedor que simplifique a construção de agentes úteis;
  • De acordo com o The Verge, a /dev/agents é cofundada por Hugo Barra, antigo vice-presidente de gerenciamento de produtos Android do Google. Segundo ele, a startup revisitará as “raízes Android” dos líderes;
  • Além de Barra e Singlenton, a empresa é composta pelo CTO Ficus Kirkpatrick, engenheiro Android que foi vice-presidente do setor de realidade aumentada e virtual da Meta, e pelo diretor de design Nicholas Jitkoff, que trabalhou no design do ChromeOS.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.