A Microsoft não é a única com planos para lançar um agente de IA. A startup “/dev/agents”, que conta com importantes executivos do mercado de tecnologia (incluindo ex-funcionários do Android), quer construir um sistema operacional de IA capaz de realizar tarefas e tomar decisões de forma autônoma.
Além da Microsoft, Google e OpenAI também tem planos de lançar seus próprios conceitos de agentes de IA como produto nos próximos meses.

O que é um agente de IA
Um agente de IA é um sistema inteligente que realiza tarefas específicas e toma decisões sem necessidade de intervenção humana. Por exemplo, essa modalidade não requer comandos (os “prompts”) como as ferramentas atuais. O Olhar Digital já explicou mais sobre a tecnologia aqui, que é uma das tendências para as big techs nos próximos anos.
A /dev/agents é uma das que pretende apostar nesse setor. O ex-vice-presidente de engenharia para Android do Google e atual CEO da startup, David Singleton, anunciou no X que ele e outros colegas executivos estão desenvolvendo o “próximo sistema operacional para agentes de IA”. Ele ainda revelou à Bloomberg que consegue ver a promessa dessa tecnologia, mas que, como desenvolvedor, é difícil construir algo bom.

Leia mais:
- Google: agentes de IA ficarão para o ano que vem
- Comissão aprova regras para uso da inteligência artificial no Brasil
- Como mudar a voz do Google Assistente
Como será o agente de IA da startup
- O modelo é descrito por Singleton como um agente de IA baseado em nuvem e destinado “a agentes confiáveis para trabalhar com usuários em todos os seus dispositivos”;
- Para isso, a tecnologia requer novos padrões de IU (user interface ou interface do usuário), um modelo de privacidade repensado e uma plataforma de desenvolvedor que simplifique a construção de agentes úteis;
- De acordo com o The Verge, a /dev/agents é cofundada por Hugo Barra, antigo vice-presidente de gerenciamento de produtos Android do Google. Segundo ele, a startup revisitará as “raízes Android” dos líderes;
- Além de Barra e Singlenton, a empresa é composta pelo CTO Ficus Kirkpatrick, engenheiro Android que foi vice-presidente do setor de realidade aumentada e virtual da Meta, e pelo diretor de design Nicholas Jitkoff, que trabalhou no design do ChromeOS.