O rato modificado (à esquerda) tem olhos escuros, em comparação com os olhos vermelhos do rato selvagem (à direita). Imagem: Gao Ya e Alvin Kin Shing Lee
Um grupo de cientistas de Hong Kong modificou geneticamente ratos de laboratório com genes ancestrais. O que aconteceu depois? Externamente, os animais adquiriram características de seus ancestrais. Mas, além disso, ajudaram a revelar um segredo da evolução da vida na terra.
As mudanças apresentadas pelos ratos mostraram que genes importantes para o desenvolvimento de células-tronco podem ter surgido muito antes das células-tronco em si, provavelmente ajudando a dar início à vida multicelular como conhecemos hoje.
Detalhes do estudo foram publicados na revista Nature Communications.
No experimento, ratos receberam genes de um microrganismo chamado coanoflagelado. Embora seja um micróbio, ele está relacionado aos animais e existe há muito tempo, antes da vida multicelular surgir.
Posteriormente, os ratos desenvolveram o que é chamado de “pluripotência”, a capacidade das células-tronco embrionárias de se transformarem em diferentes tipos de tecidos que compõem nosso organismo. Geralmente, essa habilidade é associada aos animais multicelulares, como os mamíferos, e acredita-se que tenha surgido há cerca de 700 milhões de anos.
Estudos anteriores sugerem que os genes responsáveis por essa característica podem ser mais antigos do que se pensava e terem aparecido antes mesmo dos animais multicelulares, ajudando no surgimento da vida complexa. Ao trocar os genes Sox2 de camundongos por versões desses genes encontradas nos coanoflagelados (Sox), os pesquisadores puderam explorar seu funcionamento e responder à questão.
Leia mais:
Além de revelar mistérios sobre a complexidade da vida e sua diversificação na Terra, essa descoberta pode ser útil em pesquisas futuras com células-tronco e até em tratamentos focados nelas.
Nossos dados mostram claramente que duas das principais famílias de genes envolvidas na pluripotência dos vertebrados e nos principais genes de desenvolvimento dos animais já estavam presentes antes das origens da multicelularidade.
Trecho da pesquisa
Esta post foi modificado pela última vez em 4 de dezembro de 2024 15:30