Grok recebe novo gerador de imagens fotorrealistas no X

Novo modelo funciona com poucas restrições e cria até personagens protegidos por direitos autorais e figuras públicas
Gabriel Sérvio08/12/2024 11h27
Elon Musk ao lado dos logos do Grok e da xAI
(Imagem: JRdes/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Grok ganhou um novo gerador de imagens de IA chamado “Aurora”. A novidade é mais poderosa e parece criar imagens muito mais realistas e, assim como o chatbot, pode estar disponível para todos os usuários do X (antigo Twitter).

Uma nova opção chamada “Grok 2 + Aurora beta” estará disponível para experimentar a nova ferramenta no seletor de modelos da Grok, informa o TechCrunch.

O que foi revelado sobre o novo gerador de imagens do Grok

  • Segundo um funcionário do X, o Aurora foi liberado para testes neste sábado (7);
  • O TechCrunch descobriu que o novo modelo funciona com poucas restrições e cria até personagens protegidos por direitos autorais e figuras públicas;
  • A falta de restrições, no entanto, não é surpreendente e já acontecia também com o gerador de imagens original do Grok;
  • Em um exemplo destacado abaixo, um usuário do X mostrou imagens geradas pela IA de Ray Romano e Adam Sandler.

Leia mais:

Vale mencionar que o Grok agora está disponível para todos, incluindo usuários gratuitos, desde sexta-feira (6). Segundo informações divulgadas na plataforma, existem algumas limitações. Uma delas é poder enviar apenas 10 mensagens para o chatbot a cada duas horas.

Grok é o assistente de IA do X

  • A xAI, startup de inteligência artificial de Elon Musk, lançou o Grok no ano passado como um “assistente de IA bem-humorado”;
  • Até aqui, ele estava disponível apenas para assinantes Premium;
  • Em agosto, a xAI adicionou um recurso de geração de texto para imagem ao Grok;
grok
(Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

Segundo relatos, a empresa começou a testar a versão gratuita do Grok no mês passado. Tornar o chatbot disponível para todos pode ajudá-lo a competir com a concorrência, como o ChatGPT da OpenAI, o Google Gemini, o Microsoft Copilot e o Claude da Anthropic.

O próximo passo de Elon Musk para tentar fazer a sua startup de inteligência artificial (IA) superar os rivais será lançar um aplicativo dedicado para o Grok.

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.