Quem aí nunca se deparou com uma decisão jurídica totalmente incompreensível? Se você não é um profissional do direito, provavelmente já encontrou muitas dificuldades para conseguir decifrar algumas palavras, o famoso ‘juridiquês’. Mas calma, a inteligência artificial pode te ajudar.
A IA vai ser usada para tornar estas linguagens mais acessíveis para o público geral. A iniciativa foi anunciada pelo Jusbrasil, maior plataforma de inteligência jurídica do Brasil, que está lançando as novas funcionalidades.
Objetivo é dar clareza aos processos judiciais
Com mais de 30 milhões de usuários mensais, a plataforma vai oferecer as ferramentas “Entender” e “Resultados Enriquecidos”. Elas traduzem e simplificam a linguagem técnica dos processos e decisões judiciais. De acordo com a empresa, os recursos irão permitir que leigos compreendam de forma clara o status de seus casos.

O nosso objetivo ao incorporar IA Generativa vai além de garantir o acesso à informação jurídica; queremos que nossos usuários compreendam o que acontece em seus próprios processos. Com esse propósito em mente, o cuidado e a responsabilidade no manejo dos modelos de linguagem ganham relevância para evitar interpretações incorretas e minimizar alucinações. Nossa prioridade é informar, nunca desinformar.
Flaviano Neto, Gerente de Produtos do Jusbrasil
Ao mesmo tempo, advogados poderão filtrar e acessar decisões judiciais relevantes para suas pesquisas com maior eficiência e agilidade através da ferramenta “Resultados Enriquecidos”. O objetivo é evitar que os profissionais consumam decisões que não teriam utilidade, proporcionando um ganho de tempo considerável.
Leia mais
- Seu Direito Digital: comissão no Senado aprova regras para uso da IA
- Startup lança assistente de IA especializada no direito brasileiro
- IA da Meta pode traduzir 200 idiomas diferentes, mostra estudo

Recursos de IA serão atualizados constantemente
- O Jusbrasil garante que as novas funcionalidades receberão atualizações constantes, uma vez que as respostas fornecidas pela IA podem apresentar inconsistências.
- Dessa forma, a empresa pede que os usuários relatem eventuais problemas para posterior correção.
- A plataforma ainda destaca que tem investindo em tecnologia, com foco em infraestrutura e segurança da informação, nos últimos anos.
- E que o objetivo é expandir ainda mais o uso da inteligência artificial nos próximos meses, oferecendo soluções cada vez mais precisas e acessíveis.