Governo Biden acelera investigações contra big techs antes de Trump assumir

Antes da transição para o governo Trump, a FTC acelera investigações antitruste e novas regulamentações para big techs
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 10/12/2024 21h04
FTC
Imagem: shutterstock/mundissima
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após as eleições presidenciais, Lina Khan, presidente da Comissão Federal de Comércio (FTC), acelerou a investigação sobre grandes empresas de tecnologia, intensificando os esforços para regulamentar o setor antes da transição para o governo de Donald Trump.

O New York Times informa que Khan iniciou uma investigação antitruste contra a Microsoft, focando em áreas como computação em nuvem, inteligência artificial (IA) e o pacote Office.

Além disso, a FTC está revisando investimentos de bilhões de dólares em startups de IA feitas por empresas como Google, Amazon e Microsoft, em uma tentativa de evitar o escrutínio antitruste que poderia ocorrer se essas aquisições fossem feitas diretamente.

Legislações buscam concorrência justa e regular a IA

  • Essas ações são parte de uma blitz regulatória mais ampla liderada pela FTC, que também processou empresas de dados por vender informações pessoais sem permissão e está buscando regulamentar serviços de pagamento digital de empresas como Google e Apple.
  • A FTC e o Departamento de Justiça também investigaram práticas anticompetitivas em empresas como Amazon e Meta, processando-as por prejudicar rivais e dominar o mercado.
  • Além dessas investigações, o governo Biden, sob a liderança de Khan, estabeleceu novas diretrizes para o uso de IA pelo governo federal e sancionou a Lei CHIPS, que busca fortalecer a fabricação de chips nos EUA.
big techs
Investigações da FTC estão com foco em empresas como Microsoft, Google e Amazon – Imagem: Ascannio/Shutterstock

Leia mais:

O objetivo dessas ações é garantir que o legado democrático no setor de tecnologia seja consolidado antes da mudança de administração.

Contudo, o presidente eleito, Donald Trump, tem adotado uma postura cética em relação às regulamentações tecnológicas e expressou dúvidas sobre a eficácia de algumas dessas ações.

Sua administração pode, portanto, reverter muitas dessas políticas, especialmente no que diz respeito à regulamentação de IA e criptomoeda, áreas nas quais Trump demonstrou resistência.

Donald Trump em evento
Regulamentações criadas com Biden poderão ser revistas na gestão de Trump (Imagem: Jonah Elkowitz / Shutterstock.com)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.