Fala AI: chip do Google revoluciona a computação quântica

O chamado “Willow” faz em minutos o que supercomputadores levariam “uma eternidade” para fazer
Ronnie Mancuzo10/12/2024 21h36
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Terça-feira é dia da coluna Fala AI no Olhar Digital News. O físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial Roberto Pena Spinelli repercute os principais assuntos do mundo da tecnologia.

Dona do ChatGPT lança a Sora, IA que cria vídeos

Disponível em uma versão de testes desde o início do ano, a inteligência artificial (IA) geradora de vídeos da OpenAI agora está liberada para os assinantes das versões pagas do ChatGPT. Chamada de Sora, a ferramenta é capaz de criar vídeos realistas, com múltiplos personagens e movimentos, a partir de textos curtos.

Aurora, a IA do X/Twitter que gera imagens

O X (antigo Twitter) anunciou oficialmente seu novo modelo de IA capaz de gerar imagens, chamado Aurora. O anúncio vem após a rede social de Elon Musk ter adicionado o modelo de maneira discreta ao assistente Grok no fim de semana e, depois, removido.

Chip do Google revoluciona a computação quântica

O Google revelou uma capacidade do seu novo chip de computação quântica, chamado Willow, que pode revolucionar a área. Segundo a empresa, ele consegue fazer em cinco minutos o que os supercomputadores mais rápidos do mundo demorariam dez septilhões de anos para fazer. Para você ter ideia, isso é mais tempo do que a idade do Universo.

Acompanhe!

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.