Uma das primeiras obrigações de quem possui um carro é o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No entanto, há regras de isenção específicas para cada estado. Continue a leitura e veja como a isenção funciona em São Paulo.
Qual o ano do veículo que não paga IPVA em SP?
Em São Paulo, a regra de isenção vale para veículos fabricados há mais de 20 anos. Dessa forma, em 2025, os proprietários de carros fabricados em 2004 estarão isentos do pagamento do IPVA.
Quem possui um automóvel fabricado em 2005 continuará obrigado a pagar o IPVA normalmente. Em caso de atraso no pagamento, são somados juros, multas e o veículo pode ser até bloqueado, proibido de renovar o licenciamento anual.
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Quais carros não pagam IPVA em São Paulo em 2025?
Todos os carros que foram fabricados em 2004 não pagam imposto em São Paulo. A seguir, confira a lista com os cinco veículos que completam mais de 20 anos em 2025 e ficam isentos.
1. Volkswagen Gol

O Volkswagen Gol 2004 foi o carro mais vendido de 2004, com impressionantes 177.119 unidades, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgados pelo site Quatro Rodas.
A empresa, que estava comemorando 50 anos no Brasil, lançou neste ano a versão TotalFlex. Foi o primeiro modelo nacional a usar dois combustíveis: álcool e gasolina. A novidade contribuiu muito para a Gol conquistar a preferência dos consumidores.
Disponível com motor 1.0 ou 1.6, o Gol 2004 oferecia opções para diferentes perfis de motoristas. A versão 1.0, com seus 76 cavalos de potência e torque de 9,6 kgfm, era focada na economia de combustível, enquanto o motor 1.6 entregava 97 cavalos de potência e torque de 14 kgfm, um desempenho mais robusto, ideal para viagens ou para quem buscava mais força no dia a dia.
O Gol G3, terceira geração do modelo, trouxe um design renovado com linhas modernas e aerodinâmicas para a época. Seu câmbio manual de 5 marchas era conhecido pela durabilidade, enquanto a suspensão bem ajustada garantia uma boa dirigibilidade tanto na cidade quanto em estradas.
Além disso, o interior foi projetado para ser funcional e confortável, com espaço suficiente para até cinco passageiros e porta-malas com capacidade de 285 litros.
2. Fiat Palio

Com 128.222 unidades vendidas em 2004, o Fiat Palio se consolidou como um dos carros mais populares do Brasil. Parte da segunda geração do modelo, o Palio 2004 era conhecido por sua versatilidade e design atualizado, agradando tanto quem buscava economia quanto quem priorizava conforto.
Equipado com opções de motor 1.0 Fire, 1.3 Fire ou 1.8, o Palio oferecia uma ampla gama de possibilidades para atender diferentes perfis de motoristas:
- O popular motor Fire 1.0 gerava 65 cavalos de potência e torque de 9,1 kgfm;
- O motor 1.3, uma opção intermediária, oferecia 70 cavalos de potência e torque de 11,4 kgfm, sendo um incremento para ladeiras e ultrapassagens;
- A versão 1.8, desenvolvida em parceria com a General Motors, entregava 106 cavalos de potência e torque de 17,5 kgfm, garantindo um desempenho mais esportivo.
O Palio 2004 também contava com uma suspensão bem ajustada para as ruas brasileiras, garantindo conforto e boa estabilidade. O modelo oferecia ainda diversas versões, desde as mais básicas até as equipadas com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, atendendo diferentes públicos. Seu porta-malas de 280 litros era suficiente para o dia a dia e pequenas viagens.
3. GM Corsa

O GM Corsa 2004 foi um dos modelos mais vendidos da Chevrolet no Brasil: 125.047 unidades. Nesse ano, os consumidores podiam escolher entre dois modelos: hatchback e sedan (que tinha uma versão com câmbio manual e outra automática).
Disponível com duas opções de motores, o Corsa 2004 hatchback atraía diferentes tipos de consumidores:
- A versão 1.0, com seus 71 cavalos de potência, era ideal para quem buscava economia de combustível;
- Já a versão 1.8 entregava 108 cavalos de potência, garantindo um desempenho superior para viagens ou uso diário mais intenso.
Já o Corsa Classic, modelo sedan, trazia a opção de motor 1.0 para câmbio manual (com 70 cv de potência) e 1.6 para câmbio automático (92 cv de potência).
No interior, o Corsa se destacava pelo conforto e bom acabamento, oferecendo um painel de instrumentos moderno para a época e controles de fácil acesso. Sua capacidade de porta-malas era de 260 litros na versão hatchback e 432 litros na versão sedan.
4. GM Celta

O GM Celta 2004 destacou-se como um dos carros mais acessíveis e econômicos do mercado brasileiro. Com um design compacto e simples, ele foi projetado para ser funcional e atender as necessidades do motorista urbano. Em 2004, o Celta registrou 122.700 unidades vendidas, consolidando sua posição como um dos modelos mais populares da Chevrolet.
Equipado com o motor 1.0 VHC (Very High Compression), o Celta 2004 entregava 70 cavalos de potência e torque de 8,8 kgfm. Já na versão 1.8 eram 85 cavalos e torque de 11,8 kgfm.
O carro era leve, com aproximadamente 890 kg, o que contribuía para sua agilidade e baixo consumo. Seu porta-malas de 260 litros era adequado para uso diário, e a suspensão bem ajustada garantia conforto ao rodar.
5. Fiat Uno

O Fiat Uno 2004 é um clássico da indústria automobilística brasileira, conhecido por sua praticidade, baixo custo de manutenção e robustez. Mesmo após décadas de sua introdução, o Uno continuava sendo um dos modelos preferidos para quem buscava economia e funcionalidade. Em 2004, o Uno registrou 92.815 unidades vendidas, reforçando seu sucesso no mercado.
Equipado com motor 1.0 Fire, o Uno 2004 oferecia uma performance confiável para uso urbano e pequenas viagens. O motor 1.0 gerava 55 cavalos de potência e 8,4 kgfm de torque.
Compacto e leve, com cerca de 800 kg, o Uno era ideal para o trânsito das cidades e proporcionava baixo consumo de combustível. Seu porta-malas de 270 litros oferecia espaço suficiente para compras e pequenas bagagens, e o modelo era conhecido por sua mecânica simples e peças acessíveis, tornando a manutenção descomplicada.
O carro precisa pelo menos ter 21 anos, já que é mais de 20 anos de fabricado.
Sim, pois em 2025 eles completam 20 anos de fabricados. Como é preciso ter mais de 20 anos, apenas os de 2004 ou mais antigos são isentos.
Originalmente, esta matéria informava que a isenção do IPVA era válido para carros a partir de 2005. Esse erro ocorreu devido a uma interpretação equivocada durante a apuração. Houve o entendimento de que “estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação” incluia o ano de 2005. No entanto, para fins do cálculo de isenção de IPVA, o ano é de 2004 para trás, conforme esclarecido por e-mail pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.