Robotáxis em risco! GM desiste de financiar modelos da Cruise

Após escândalo e desafios financeiros, montadora integra a Cruise aos seus esforços para desenvolver veículos autônomos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 11/12/2024 14h33, atualizada em 12/12/2024 21h00
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A General Motors (GM) anunciou que não continuará a financiar o desenvolvimento de um negócio de robotáxi, decidindo integrar sua subsidiária Cruise aos esforços da montadora para aprimorar a assistência ao motorista e, futuramente, desenvolver veículos totalmente autônomos.

A GM justificou a mudança citando os altos custos e a crescente concorrência no mercado de robotáxis, além do tempo e recursos necessários para escalar o negócio.

A reestruturação permitirá à GM reduzir seus gastos em mais de US$ 1 bilhão anualmente, com previsão de implementação até o primeiro semestre de 2025.

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Robotáxi da Cruise
Cruise sofreu investigações e sanções após acidente com robotáxi e pedestre em 2023 (Imagem: Iv-olga/Shutterstock)

Polêmica com a Cruise afastou plano de usar investidores

  • A GM possui cerca de 90% da Cruise e planeja aumentar sua participação para mais de 97% por meio da recompra de ações.
  • A empresa havia inicialmente trazido investidores externos como Microsoft, Walmart, SoftBank e Honda para financiar a Cruise, que foi adquirida pela GM em 2016 por US$ 1 bilhão.
  • Contudo, a mudança de estratégia ocorre apenas um ano após a Cruise se envolver em um escândalo, quando um de seus robotaxis arrastou um pedestre em outubro de 2023, levando a investigações, multas e sanções.
  • Além disso, a Cruise perdeu suas licenças comerciais na Califórnia, interrompeu testes em outros estados e demitiu 900 funcionários, cerca de 24% de sua força de trabalho.

A GM assumiu o controle direto da Cruise, trazendo novos executivos para tentar restaurar a confiança. Em novembro de 2023, a Cruise também admitiu ter enviado um relatório falso para influenciar uma investigação federal, resultando em uma multa criminal de US$ 500 mil.

general motors
Alegando uma escassez de tempo e recursos consideráveis ​​que seriam necessários para dimensionar o negócio, a GM não vai mais financiar a Cruise – Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.