Imagem: aodaodaodaod/Shutterstock
O nosso planeta está ficando cada vez mais seco. O alerta faz parte de um relatório divulgado pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD).
O documento aponta que mais de três quartos das terras emersas, que são aquelas situadas acima do nível do mar, tornaram-se mais áridas nos últimos 30 anos, afetando 2,3 bilhões de pessoas. O Brasil está entre as regiões mais atingidas.
Ainda segundo o relatório, até o final do século XXI o número de pessoas em zonas áridas pode superar 5 bilhões. Os cientistas afirmam que este é um efeito direto das mudanças climáticas que assolam a Terra.
Apesar dos vários relatos de tempestades e enchentes em todo o mundo nos últimos anos, os dados publicados indicam que 77,6% das terras emersas tornaram-se mais secas. Isso representa um crescimento de 4,3 milhões de quilômetros quadrados, área equivalente a quase metade da Europa.
O alerta ainda coloca o Brasil como uma das regiões mais afetadas pela aridez. Outros pontos de atenção são quase toda a Europa, partes dos Estados Unidos, da Ásia oriental e da África central.
Leia mais
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de dezembro de 2024 20:55