Streaming: 39% dos brasileiros planejam cancelar assinaturas em 2025

Um levantamento realizado pela Adyen, empresa especializada em pagamentos eletrônicos, aponta que o principal motivo citado é reduzir gastos
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 11/12/2024 10h53, atualizada em 11/12/2024 20h54
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A era dos streamings está acabando? Um levantamento realizado pela Adyen, empresa especializada em pagamentos eletrônicos, revelou que muitos brasileiros pretendem cancelar suas assinaturas de streaming no próximo ano.

Este cenário pode estar sendo causado por mudanças recentes adotadas pelas plataformas. É o caso de restrições ao compartilhamento de senhas e os aumentos de preços dos serviços.

Diminuição de gastos é o principal motivo citado

De acordo com o Adyen Index – Digital Report 2024, 39% dos entrevistados pretendem cancelar ao menos uma assinatura nos próximos 12 meses. O levantamento contou com a participação de duas mil consumidores e 400 empresas digitais no Brasil.

streaming
Usuários costumam assinar mais de uma plataforma (Imagem: Robert Way/Shutterstock)

Segundo a empresa especializada em pagamentos eletrônicos, os usuários assinam, em média, três plataformas diferentes. E o principal motivo para os cancelamentos seria reduzir os gastos.

Isso pode significar um baque importante para empresas muito populares no segmento, caso de Netflix, Prime Video, Max e Disney+. Por isso, a Adyen destaca a necessidade destas companhias oferecerem serviços personalizados para que suas assinaturas não estejam entre as canceladas.

Leia mais

Existem muitas opções de serviços de streaming (Imagem: shutterstock/rafapress)

O streaming é bastante utilizado pelo público mais jovem

  • Cerca de 90% da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) utiliza serviços de assinatura de streaming.
  • Já entre os nascidos entre 1928 e 1945, a adesão também é significativa, atingindo 75%.
  • De forma geral, 22% dos entrevistados possuem pelo menos dois serviços simultaneamente, 20% assinam três e 19,5% contam com apenas uma assinatura.
  • Entre as plataformas mais populares estão as de séries e filmes, com 80% de adesão, seguidas pelos serviços que oferecem benefícios de marketplace (60%).
  • Os serviços de streaming de música aparecem em terceiro lugar, com 56% de adesão, enquanto as assinaturas de delivery de comida ficaram em quarto, com 42%.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.