IA aumenta chances de detecção de câncer de mama em 20%

Dados foram apresentados por pesquisadores durante a reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 11/12/2024 07h00
Cancer-de-mama-1-1-1920x1080
Imagem: ORION PRODUCTION/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A reunião anual da Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA) apresentou resultados muito promissores do uso da inteligência artificial na medicina. No encontro, os pesquisadores informaram que as pacientes que fizeram uso da tecnologia tiveram 21% mais chances de detectar casos de câncer de mama de forma precoce.

Este é o primeiro relatório apresentado sobre os resultados de um programa que fornece uma revisão aprimorada baseada em IA na qual os pacientes podem optar por se inscrever. Os resultados criam a esperança de um uso cada vez maior da ferramenta para o diagnóstico de uma série de doenças.

Como funciona o programa

O trabalho considerou 10 práticas clínicas que oferecem aos pacientes um programa de mamografia de rastreamento com inteligência artificial. As radiografias das mulheres que optaram pelo programa foram revisadas por um especialista e, em seguida, pelo software de IA. Se as revisões fossem inconsistentes entre si, um segundo radiologista analisaria o caso.

Uso de IA para detectar câncer de mama (Imagem: Sociedade Radiológica da América do Norte)

No total, foram 747.604 pacientes analisadas. Segundo os pesquisadores, a taxa de detecção de câncer foi cerca de 43% maior para as inscritas no programa em comparação com as que não participaram do trabalho.

De acordo com o estudo, embora 22% desse aumento seja atribuído ao fato de que as mulheres com maior risco de contrair câncer eram mais propensas a se inscrever no programa, os 21% restantes têm relação com o uso da inteligência artificial.

Leia mais

Imagem mostra um médico segurando um tablet com símbolos tecnológicos associando à inteligência artificial
Inteligência artificial tem conquistado espaço também entre os médicos (Imagem: raker/Shutterstock)

IA pode revolucionar a medicina

  • Cientistas comemoraram os resultados e afirmaram que eles devem incentivar cada vez mais mulheres a procurarem o programa.
  • Agora, os pesquisadores querem realizar estudos mais aprofundados para entender quais são os maiores benefícios oferecidos pelo uso da IA.
  • A esperança é que a ferramenta possa ser cada vez mais utilizada dentro da medicina, aumentando a velocidade de detecção de diferentes doenças e salvando vidas.
  • As informações são do Medical Xpress.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.