97% dos brasileiros aprovam carros elétricos, diz pesquisa

Motoristas brasileiros citaram preocupações ambientais e os custos dos veículos elétricos para justificar a escolha
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 13/12/2024 06h10
shutterstock_146626955-1-1920x1080
Imagem: Sopotnicki/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um levantamento realizado pela Global EV Alliance mostra que o futuro do mercado automotivo é elétrico. A pesquisa ouviu 23.254 donos de carros elétricos em 18 países, incluindo o Brasil, e concluiu que a grande maioria dos proprietários estão satisfeitos.

Os principais motivos citados pelos entrevistados foram: custos operacionais reduzidos; benefícios ambientais, como a redução de emissões e menos poluição sonora; interesse por novas tecnologias; e melhor dirigibilidade e menor custo de manutenção.

Fator ambiental é determinante para a compra de carros elétricos

Por aqui, 97% dos entrevistados aprovaram o uso dos eletrificados e disseram que não voltariam a usar um carro movido a combustão. No Brasil, a questão do custo foi muito citada, ainda mais considerando que veículos elétricos geralmente apresentam menor custo por quilômetro rodado.

Preocupação ambiental foi citada por muitos motoristas (Imagem: Aliaksei Kaponia/Shutterstock)

O estudo ainda apontou que 72% dos motoristas ouvidos no mundo todo realizam a maior parte das recargas em casa, enquanto apenas 13% dependem de estações de recarga rápida. No Brasil, o resultado foi semelhante. Ainda sobre o tema recarga, 30% dos ouvidos afirmaram planejar com antecedência onde carregarão seus veículos para evitar imprevistos.

O levantamento também mostrou que 90% dos donos de veículos elétricos consideram a mudança climática um problema grave. Essa preocupação ambiental é um dos principais fatores que motivam a transição para a mobilidade elétrica, não sendo diferente em território brasileiro.

Leia mais

Brasil carros elétricos
Mercado está em constante crescimento no Brasil (Imagem: Shutterstock/bandeira do Brasil por AB Visual Arts e carro elétrico por Smile Fight)

Desafios para o mercado no Brasil

  • A pesquisa também revelou os maiores desafios enfrentados pelos donos dos carros elétricos.
  • São eles: baixa cobertura de estações de recarga rápida; tempo de recarga considerado elevado; funcionamento inconsistente de alguns carregadores; e ansiedade de autonomia, especialmente em viagens mais longas.
  • No Brasil, o problema mais citado foi a falta de infraestrutura de recarga.
  • Além disso, é necessário maior acesso a incentivos fiscais e uma maior variedade de modelos com preços acessíveis no mercado brasileiro, tornando os carros elétricos mais acessíveis para o consumidor médio.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.