Imagem: Reprodução/DEEP Robotics
Nós já vimos robôs quadrúpedes, ou cães-robôs (chame como quiser), fazendo todo tipo de atividade. Eles podem dançar, pular, dar piruetas no ar, destrancar portas eletrônicas e até mesmo andar debaixo d’água.
É a primeira vez, no entanto, que eu vejo uma máquina dessas descendo um barranco. Mais do que isso: o robô desce a montanha de pé e muito rápido.
Leia mais
O responsável pela façanha é a empresa chinesa DEEP Robotics. O modelo em questão foi batizado de Lynx e foi lançado recentemente pela startup.
Para não ficar só no campo dos elogios, o Lynx tem dois defeitos principais: a bateria de curta duração e a resistência.
De acordo com a startup, a bateria dura até 3 horas seguidas com o robô em movimento. Pode parecer bastante, mas é insuficiente para uma máquina que pretende servir de segurança para uma empresa. Principalmente para rondas noturnas – aí seria necessário um funcionário humano para ficar trocando de bateria ou fazendo a recarga.
Outro ponto é que o Lynx é certificado apenas como resistente a IP54 – o que significa que, embora possa lidar com um pouco de poeira e respingos de água, ele não é totalmente à prova d’água.
Essa vulnerabilidade pode torná-lo inadequado para algumas tarefas, como trabalhar em ambientes externos com chuva ou atravessar áreas alagadas.
As informações são do Live Science.
Esta post foi modificado pela última vez em 13 de dezembro de 2024 20:44