Apple quer solução interna para melhorar conexões sem fio

Empresa prepara o lançamento do chip Proxima para Wi-Fi e Bluetooth em 2025, visando maior controle sobre seus dispositivos
Leandro Costa Criscuolo13/12/2024 13h53
apple chip
Imagem: VVVproduct / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Apple está avançando em seu plano de criar componentes internos para seus dispositivos e, a partir do próximo ano, substituirá chips fornecidos pela Broadcom Inc. com um novo chip interno para conexões Bluetooth e Wi-Fi, chamado Proxima. As informações são da Bloomberg

O chip, que está em desenvolvimento há vários anos, será fabricado pela TSMC e será integrado nos primeiros produtos em 2025. Essa transição faz parte da estratégia da Apple de criar uma solução sem fio integrada, mais eficiente em termos de energia e totalmente compatível com seus outros componentes.

A Apple também está planejando usar esse chip em novos dispositivos domésticos, como versões atualizadas de seu decodificador de TV e o HomePod, em 2025, e em iPhones, iPads e Macs até 2026.

Leia mais

Novo componente fará parte da Apple TV Box e de atualizações do HomePod – Imagem: Apple

Apple e Broadcom ainda terão vínculo

  • Apesar de substituir o componente de Wi-Fi e Bluetooth da Broadcom em seus dispositivos, a Apple continuará comprando outras peças da empresa, como filtros de radiofrequência para modems.
  • O chip Proxima, embora não seja a primeira incursão da Apple no mercado de componentes sem fio, representa um passo significativo ao ser integrado em seus principais dispositivos, como iPhones e Macs, áreas onde a Broadcom tem predominância.
  • O novo chip oferecerá suporte para o recente padrão Wi-Fi 6E, que oferece melhor largura de banda e velocidades mais altas.

Além disso, a Apple está expandindo seu portfólio de dispositivos domésticos inteligentes, como um hub doméstico com inteligência artificial e uma câmera de segurança autônoma, ambos projetados para sincronizar e interagir mais eficientemente com outros dispositivos Apple.

Esse movimento reflete o crescente foco da Apple no controle total sobre a experiência do usuário e a criação de um ecossistema ainda mais integrado de dispositivos.

Chip segurado por uma pinça com o logotipo da BROADCOM na tela ao fundo.
A Broadcom é quem estava fornecendo chips para dispositivos da Apple até agora – Crédito editorial: Ascannio / Shutterstock.com
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.