Ilustração fotográfica criada a partir de dados coletados pelo gerador de imagens da Juno (da esquerda para a direita: Ganimedes, Europa, Io e Júpiter) (Imagem: NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS; processamento de imagem: Kevin M. Gill [CC BY]/Thomas Thomopoulos [CC BY])
A nave espacial Juno, da NASA, registrou novas imagens impressionantes de Io, lua mais vulcânica de Júpiter e de todo o Sistema Solar. Durante os recentes sobrevoos no final de 2023 e início de 2024, os instrumentos da Juno capturaram detalhes inéditos da atividade vulcânica desse mundo extremo.
As imagens, divulgadas pela agência espacial, foram obtidas pela câmera sensível Stellar Reference Unit e revelam fluxos de lava fresca e emissões brilhantes de lava ativa. Uma foto tirada em 30 de dezembro de 2023 destaca erupções em região chamada de complexo Zal Montes-Patera, onde duas montanhas cercam uma área escura composta por fluxos vulcânicos recentes.
Os cientistas também identificaram uma “característica de emissão alongada e curva sem precedentes“, possivelmente um canal de lava ativo, além do gigantesco fluxo Tonatiuh, com 157 quilômetros de extensão e 18 quilômetros de largura. Essas descobertas foram feitas a partir de imagens capturadas a apenas 1,5 mil quilômetros de altitude, proporcionando a maior resolução já obtida de Io pela Juno.
Leia mais:
Essas descobertas destacam o potencial da missão Juno em desvendar os mistérios de Io e seu papel singular na dinâmica do Sistema Solar.
Esta post foi modificado pela última vez em 14 de dezembro de 2024 18:45