EUA podem proibir venda de carros movidos a gasolina até 2035, mas há um problema

Medida deve ser adotada pelo presidente Joe Biden, mas Donald Trump promete revogar a proibição assim que assumir o governo dos EUA
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Layse Ventura 16/12/2024 07h50, atualizada em 06/01/2025 19h15
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Imagem: Andrey Mihaylov/Shutterstock
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O governo dos Estados Unidos estaria prestes a fazer um anúncio importante ligado a uma das políticas climáticas mais ambiciosas do governo de Joe Biden. A expectativa é que a Casa Branca conceda uma permissão para proibição da venda de novos carros movidos a gasolina até 2035.

No entanto, o presidente eleito Donald Trump pode revogar a decisão logo após assumir o cargo, no início do ano que vem, segundo o jornal The New York Times. O republicano é um grande crítico da gestão atual e já afirmou que a questão climática não será uma prioridade do seu governo.

Califórnia quer manter agenda climática

Recentemente, Trump afirmou que a Califórnia, um dos estados que seriam impactos pela nova medida, “impôs as regulamentações de carros mais ridículas do mundo” ao estabelecer que apenas veículos elétricos poderiam ser vendidos no futuro. O presidente eleito ainda prometeu que vai “acabar com isso”.

No entanto, pode haver uma disputa legal sobre o assunto. Isso porque o governo da Califórnia é democrata, aliado de Biden, e se diz um dos “pioneiros em políticas climáticas e inovação”, segundo palavras do governador Gavin Newsom.

Donald-Trump
Donald Trump já afirmou que vai reverter legislação que visa restringir venda de veículos movidos a combustão (Imagem: Evan El-Amin/Shutterstock)

De acordo com a Lei do Ar Limpo, de 1970, a Agência de Proteção Ambiental permitiu por décadas que a Califórnia, que historicamente teve o ar mais poluído do país, promulgasse padrões de ar limpo mais rígidos do que os estabelecidos pelo governo federal. A lei federal também permite que outros estados, sob certas circunstâncias, adotem os padrões da Califórnia como seus.

A isenção pode ser usada para controlar poluentes tóxicos e causadores de poluição, como fuligem, dióxido de nitrogênio e ozônio, que levam à asma e doenças pulmonares. Mas as autoridades da Califórnia também têm usado a isenção para conter gases de efeito estufa como o dióxido de carbono, uma das principais causas das mudanças climáticas.

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Carro elétrico visto de frente carregando em tomada
Governo Trump pode cancelar incentivos para veículos elétricos (Imagem: PrasitRodphan/Shutterstock)

Trump deve acabar com benefícios concedidos para compradores de veículos elétricos

  • Durante seu primeiro mandato, Trump revogou uma versão da era Obama da isenção da Califórnia.
  • Assim que retornar à Casa Branca, o republicano também deve tentar acabar com um crédito fiscal concedido para compradores de veículos elétricos.
  • Na última semana, a Suprema Corte dos EUA considerou que os grupos empresariais têm legitimidade para contestar a legalidade do uso do programa de isenção da Califórnia para controlar o dióxido de carbono.
  • No ano passado, Newsom trabalhou para encontrar soluções para garantir a manutenção da prioridade da agenda climática e da transição para veículos elétricos, mesmo com um governo federal contrário a isso.
  • O governador já prometeu oferecer descontos fiscais aos californianos para compras de veículos eletrônicos caso o governo Trump encerre o programa federal.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.