Estranhos objetos luminosos são avistados no céu do RJ

A aparição de objetos luminosos no céu do RJ ocorreu na noite do último sábado (14) e despertou a curiosidade e até o medo dos moradores
Alessandro Di Lorenzo
Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 17/12/2024 13:45, atualizada em 17/12/2024 20:45

O avistamento de objetos voadores não identificados (OVNIs) nos Estados Unidos ganhou as principais páginas de notícias no mundo. Mas um caso semelhante foi registrado no Brasil, mais precisamente no Recreio dos Bandeirantes, um bairro do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

A aparição de objetos luminosos no céu ocorreu na noite do último sábado (14) e despertou a curiosidade e até o medo dos moradores. Diversos vídeos publicados nas redes sociais mostram as estranhas luzes.

Drones, satélites ou outra coisa?

Segundo os relatos, além das luzes, os objetos também emitiam sons. Muitos deles permaneceram parados por cerca de meia hora, o que fez com que várias hipóteses fossem levantadas por internautas.

Entre elas, a velha história de que seriam sinais de vida extraterrestres (o que não conta com nenhum tipo de evidência, claro). Outra possibilidade (muito mais factível) é que sejam drones ou outros equipamentos aéreos.

https://twitter.com/SergioAJBarrett/status/1868913680219550058

Também é possível que as luzes sejam de satélites da Starlink, empresa de Elon Musk. Em junho, por exemplo, moradores de Ipueiras e Boa Viagem, no Ceará, observaram algum dos dispositivos de Musk à noite.

Já no ano passado, avistamentos de luzes estranhas em Porto Alegre também tiveram como causa os equipamentos da empresa. A Força Aérea Brasileira não se pronunciou oficialmente sobre o caso registrado no Rio de Janeiro até o momento.

Leia mais

https://twitter.com/rrubinato/status/1868819779592896517

Avistamentos de OVNIs no Brasil

  • Segundo o Arquivo Nacional, a primeira aparição de um OVNI documentada no Brasil aconteceu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1952, e foi registrada em fotos.
  • Desde então, há relatos sobre fenômenos deste tipo na região.
  • Em agosto, o Arquivo Nacional divulgou cerca de 30 documentos com relatos de pilotos brasileiros sobre o avistamento de óvnis no espaço aéreo nacional.
  • Todos os informes foram feitos no ano passado aos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindactas), órgãos vinculados à FAB.
  • No entanto, não há informações da origem deles.
  • As informações são de O Globo.
Alessandro Di Lorenzo
Alessandro Di Lorenzo

Alessandro Di Lorenzo é editor do Olhar Digital e formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bruno Capozzi
Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista, mestre em Ciências Sociais e editor executivo do OD.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email