As autoridades de Vanuatu, uma pequena ilha localizada no Oceano Pacífico, trabalham na busca por desaparecidos após um forte terremoto atingir a região nesta terça-feira (17). De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve magnitude 7.4.
O abalo foi seguido por nove tremores secundários nas horas seguintes, com magnitudes variando entre 4.5 e 5.5. Um alerta de tsunami também chegou a ser emitido, mas foi cancelado cerca de uma hora depois.
Terremoto mais violento das últimas décadas
De acordo com a polícia do país, uma pessoa morreu e várias ficaram feridas, sendo levadas a hospitais da ilha. Não foi informado, no entanto, o número exato de pessoas que estão recebendo atendimento médico.
O tremor ocorreu a uma profundidade de 57 km, a uma distância de 30 km de Porto Vila, a maior cidade da nação insular, que tem cerca de 50 mil habitantes. De acordo com relatos colhidos por reportagem da Reuters, este seria o terremoto mais violento das últimas décadas a atingir a região.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram grandes danos em casas e prédios. Um dos edifícios afetados hospeda embaixadas estrangeiras, entre as quais dos Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Nova Zelândia.
Leia mais
- Terremoto de magnitude acima de 6 atinge o Chile
- Megatsunami que ninguém ficou sabendo causou terremoto que ninguém entendeu
- O que causa tsunamis? Pesquisadores podem estar prestes a descobrir

Comunicação foi quase que totalmente comprometida
- Após o terremoto, a estrada que conecta Port Vila ao terminal marítimo internacional foi bloqueada por deslizamentos de terra.
- Equipes estão trabalhando para liberar o trecho, mas não há previsão de quando isso deve acontecer.
- A comunicação também foi fortemente impactada.
- Os sites do governo de Vanuatu estão fora do ar e não há sinal de telefone na região.
- A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, disse que está monitorando de perto a situação após o “terremoto devastador”.
- O país fica próximo de Vanuatu e já prometeu ajudar na reconstrução.