Em último esforço para evitar proibição, TikTok recorre à Suprema Corte dos EUA

Plataforma busca suspender a lei que obriga sua venda até 19 de janeiro, alegando violações da Primeira Emenda e riscos para seus usuários
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 17/12/2024 18h20
tiktok usa
Imagem: Koshiro K/Shutterstock
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O TikTok fez um último esforço para evitar a proibição nos Estados Unidos, solicitando à Suprema Corte que suspendesse temporariamente uma lei que exigiria que sua controladora, a ByteDance, vendesse o aplicativo até 19 de janeiro ou enfrentasse o bloqueio. As informações são da Reuters.

O pedido foi feito após a decisão de um tribunal inferior que manteve a lei, aprovada pelo Congresso em abril, que considera o TikTok uma ameaça à segurança nacional devido ao acesso a dados de usuários americanos e à possibilidade de manipulação de conteúdo.

Defesa da liberdade de expressão está em pauta

  • A Meta e a ByteDance argumentaram que a lei viola a Primeira Emenda, defendendo que, se os usuários escolherem continuar usando o aplicativo com conhecimento dos riscos, isso deve ser uma escolha livre, sem censura do governo.
  • Eles também alertaram que uma interrupção de até um mês poderia resultar na perda de um terço dos usuários do TikTok nos EUA e prejudicar a atração de anunciantes e criadores de conteúdo.
  • O processo ocorre em meio a tensões comerciais entre os EUA e a China.
Suprema Corte vai decidir se a determinação da lei que proibiria o TikTok nos EUA será mantida (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

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O TikTok negou que compartilhe dados dos usuários com a China, acusando os legisladores americanos de especulação. A Suprema Corte foi solicitada a tomar uma decisão até 6 de janeiro, caso contrário, o TikTok teria que se preparar para encerrar suas operações nos EUA.

A lei poderia também abrir caminho para uma futura repressão contra outros aplicativos controlados por empresas estrangeiras, como o WeChat.

ByteDance TikTok
ByteDance vive dias decisivos para saber se vai precisar deixar de operar com o TikTok nos EUA – Imagem: shutterstock/Ascannio
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.