Meta pagará multa milionária na Austrália após escândalo de 2014

Acordo com o regulador de privacidade australiano visa compensar usuários afetados pelo vazamento de dados, encerrando uma longa disputa legal
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 17/12/2024 18h25
facebook
Imagem: ShutterStockies / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Meta concordou em pagar 50 milhões de dólares australianos (algo em torno de R$ 193 milhões) para resolver um processo relacionado ao escândalo da Cambridge Analytica, afetando centenas de milhares de usuários australianos do Facebook. As informações são do The Guardian.

O acordo, anunciado pelo Office of the Australian Information Commissioner (OAIC), encerra uma batalha judicial de quatro anos e segue um acordo de US$ 725 milhões nos Estados Unidos.

Elizabeth Tydd, comissária de informações australiana, destacou que o pagamento é o maior já feito para abordar preocupações sobre privacidade no país.

Leia mais:

facebook
Meta teria permitido que uma empresa coletasse dados de usuários do Facebook na Austrália – Imagem: Chinnapong/Shutterstock

A ação legal foi iniciada em 2020, quando o OAIC alegou que o Facebook violou a privacidade de usuários australianos ao permitir que a Cambridge Analytica coletasse dados através de um aplicativo disfarçado de teste de personalidade.

Meta precisará ter programa de compensação

  • O acordo exige que a Meta crie um programa de compensação para os afetados, com base em dois critérios.
  • São eles um pagamento básico para quem sofreu preocupação ou constrangimento, e um pagamento adicional para aqueles que provaram danos específicos.
  • O processo de solicitação de compensação deve começar no segundo trimestre de 2025.

A Meta afirmou que o acordo visa encerrar as alegações sobre práticas passadas, com o objetivo de focar na melhoria da privacidade em seus serviços futuros. O caso também foi atrasado devido a uma tentativa da Meta de argumentar que não conduzia negócios na Austrália, o que foi rejeitado pelo tribunal.

Facebook
Escândalo de vazamento de dados teria afetado mais de 300 mil usuários do Facebook na Austrália – Imagem: nikkimeel / Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.