Avanço do nível do mar pode “contaminar” os reservatórios de água, alerta estudo

Mais de 75% dos reservatórios de água costeiros de doce do mundo podem ser 'inundados' pela água salgada do mar
Alessandro Di Lorenzo18/12/2024 05h43, atualizada em 18/12/2024 20h46
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Não é novidade para ninguém que um dos efeitos das mudanças climáticas será a elevação do nível do mar. Mas os impactos disso vão muito além do desaparecimento de diversas cidades costeiras ao redor do mundo.

Segundo cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, mais de 75% dos reservatórios de água costeiros de doce do mundo podem ser inundados pela água salgada do mar. Isso comprometeria parcial ou totalmente estes aquíferos até 2100, causando desabastecimento de água potável para milhões de pessoas.

Reabastecimento dos reservatórios será prejudicado

  • Os pesquisadores analisaram mais de 60 mil bacias hidrográficas costeiras ao redor do planeta.
  • Eles explicam que estes reservatórios se enchem a partir da água da chuva ou do derretimento da neve, e funcionam como uma importante reserva de água potável. 
  • Em média, 3 a 4 dessas reservas localizadas em regiões costeiras serão afetadas pelo aumento do nível do mar.
  • Além disso, a mudança na dinâmica das chuvas e o aumento das temperaturas vão impossibilitar o reabastecimento deste espaços, gerando grandes impactos para diversos ecossistemas. 
  • As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Geophysical Research Letters.
Reservatório de água com nível baixo no Distrito Federal
Reservatórios de água podem ficar comprometidos (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Leia mais

Impactos podem variam dependendo da região

Segundo os cientistas, este avanço da água do mar já acontece normalmente, mas ocorre apenas em áreas de transição. A expectativa para o futuro, no entanto, é que o fenômeno cause prejuízos crescentes para os reservatórios.

Eles explicam que a água salgada avança sendo “empurrada” pela pressão do oceano. Quanto menos água doce existe nessas áreas, maior é a interiorização da água salgada. Ainda de acordo com o estudo, os impactos podem variam dependendo da bacia hidrográfica.

Cenário pode trazer impactos no abastecimento de água para milhões de pessoas (Imagem: Imagem: Madlen/Shutterstock)

Entre as possíveis soluções sugeridas está a criação de desvios da rota das águas subterrâneas, evitando a contaminação. Isso, no entanto, exige um grande esforço de engenharia e investimentos pesados. Outro dificultador é que estas regiões são as mais habitadas do planeta.

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.