SpaceX recebe licença para lançar o megafoguete Starship pela 7ª vez

Embora liberado, a SpaceX não definiu data para o lançamento nº 7 do Starship. Especialistas acreditam que o voo deve ocorrer só em janeiro
Flavia Correia18/12/2024 06h25, atualizada em 18/12/2024 20h47
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta terça-feira (17), a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) concedeu licença para o sétimo lançamento de teste do megafoguete Starship, da SpaceX, a partir da base Starbase, localizada em Boca Chica, no Texas

Apesar da liberação, a empresa ainda não definiu uma data para o voo. Com o ano próximo do fim, especialistas acreditam que isso só deve acontecer em janeiro de 2025.

Starship sendo lançada
Starship, foguete mais poderoso do mundo, decolando durante sexto lançamento de teste feito pela SpaceX, em 19 de novembro de 2024. Crédito: SpaceX

Até o momento, o condado de Cameron, onde fica a base, não emitiu avisos de fechamento de estradas, etapa necessária antes de qualquer lançamento. Enquanto isso, a SpaceX segue realizando ensaios de motor, conhecidos como “testes de fogo estático” no booster Super Heavy e no estágio superior Starship. No entanto, os dois módulos ainda não foram integrados.

Marcos alcançados pela SpaceX em voos anteriores do Starship

Quando completamente montado, o Starship atinge 122 metros de altura, tornando-se o maior e mais poderoso foguete já construído. O veículo é composto pelo booster Super Heavy, equipado com 33 motores Raptor, e pela nave Starship, que utiliza seis.

A SpaceX alcançou um feito importante no quinto voo, realizado em outubro. Na ocasião, o propulsor foi capturado com sucesso pelos braços robóticos da torre Mechazilla, na plataforma de lançamento. Já no sexto teste, em novembro, um problema técnico impediu que o feito se repetisse. No entanto, o segundo estágio conseguiu pousar com segurança no Oceano Índico, de acordo com o planejado, registrando imagens impressionantes do momento.

Leia mais:

Propulsor Super Heavy retornando para a base de lançamento em pouso histórico que finalizou o quinto voo de teste do Starship. Crédito: SpaceX.

Para o sétimo teste, a empresa pretende repetir o pouso da nave no oceano e realizar uma nova tentativa de capturar o booster na plataforma. Segundo o documento emitido pela FAA, a autorização é para lançar o foguete completo de Boca Chica, trazer o booster de volta à plataforma e pousar a nave nas águas do Oceano Índico, a oeste da Austrália.

O Starship foi projetado como um veículo reutilizável para missões de transporte de carga e tripulações. O sistema é capaz de levar grandes cargas à órbita terrestre, e futuramente, à Lua e até Marte. Desde abril de 2023, a SpaceX já realizou seis testes. Para 2025, a empresa planeja intensificar sua frequência de lançamentos, com a expectativa de realizar até 25 voos, já previamente autorizados.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.