Carros da BMW vão usar óleo vegetal ─ e razão para isso é óbvia

Chamado de HVO 100, óleo vegetal é combustível renovável que reduz emissões de CO₂ a zero
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 19/12/2024 00h40, atualizada em 06/01/2025 19h27
bmw
Imagem: BMW
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A BMW anunciou que, a partir de 1º de janeiro, todos os novos modelos a diesel produzidos na Alemanha serão abastecidos com óleo vegetal hidrogenado (HVO 100), fornecido pela empresa Neste, da Finlândia.

Este combustível, feito de óleo de cozinha usado e matérias-primas renováveis, é um passo significativo para a redução das emissões de gases de efeito estufa, já que promete zerar essas emissões.

A BMW já utiliza o HVO 100 em seus modelos a diesel e em caminhões de logística desde 2023, destacando a sustentabilidade em sua produção.

Comprometida em encontrar avanços que contribuam para a preservação do meio ambiente, BMW anunciou mais uma medida sustentável (Imagem: Tobias Arhelger/Shutterstock)

Leia mais:

Vantagens no uso do óleo vegetal

  • O HVO 100 tem várias vantagens, como baixo impacto ambiental e excelente desempenho, especialmente em baixas temperaturas, o que diferencia o combustível dos tradicionais a diesel, que enfrentam dificuldades de partida no inverno;
  • Com isso, a BMW planeja adotar o HVO 100 em toda a sua linha de produção na Europa a partir de 2025;
  • A empresa acredita que o aumento da participação de combustíveis renováveis ajudará a reduzir significativamente as emissões de CO₂.

Além disso, a BMW se uniu à eFuel Alliance, colaboração global com mais de 170 empresas, para expandir o uso de combustíveis sintéticos (eFuel).

Óleo de cozinha sendo despejado em uma frigideira
Sim, o óleo que usamos na cozinha está na composição do novo combustível sustentável da BMW! (Imagem: New Africa/Shutterstock)

Carros da BMW estão saindo da linha de montagem sozinhos; entenda

Desde 2022, a BMW vem testando a tecnologia de direção autônoma Automated Driving In-Plant (AFW) em sua maior fábrica de veículos novos, localizada em Dingolfing (Alemanha).

Leia a matéria completa aqui

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.