Suprema Corte dos EUA concorda em ouvir TikTok sobre proibição

Rede social alega que lei que pretende proibir plataforma nos Estados Unidos está violando direito básico da liberdade de expressão
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 19/12/2024 00h20, atualizada em 06/01/2025 19h27
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Suprema Corte dos Estados Unidos concordou em analisar se um projeto de lei que pode resultar na proibição do TikTok viola a Primeira Emenda.

O julgamento ocorrerá em 10 de janeiro, uma semana antes da possível proibição entrar em vigor. A decisão do tribunal é uma pequena vitória para o TikTok, que corre o risco de ser expulso do país, a menos que o tribunal suspenda a lei ou a empresa controladora chinesa ByteDance concorde em vendê-lo.

O projeto de lei em questão visa proibir aplicativos, como o TikTok, de serem controlados por empresas de países considerados adversários, como a China.

TikTok finalmente vence uma: Suprema Corte aceitou ouvir seu argumento para tentar evitar possível banimento nos EUA – Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock

Leia mais:

Governo dos EUA não provou que TikTok representa risco

  • O Departamento de Justiça defende a lei, argumentando que ela é constitucional, devido à necessidade de proteger a segurança nacional dos EUA;
  • No entanto, o governo não apresentou provas públicas de que o TikTok já esteja comprometendo a segurança nacional, apesar de alertas de inteligência sobre possíveis riscos relacionados à influência chinesa no aplicativo e ao acesso a dados sensíveis dos usuários;
  • O TikTok, juntamente com um grupo de criadores da plataforma, entrou com pedido de liminar na Suprema Corte.

O tribunal ainda decidirá se suspende a aplicação da lei enquanto a revisão continua. A decisão será crucial para o futuro do TikTok nos Estados Unidos, onde mais de 170 milhões de usuários podem continuar a utilizar a plataforma, se o tribunal considerar a proibição inconstitucional e em defesa da liberdade de expressão.

tiktok
Lei que obriga o TikTok a se desvincular da China ou deixar de operar nos EUA poderia ferir princípios democráticos (Imagem: Camilo Concha/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.