Microplástico emitido por pneus de carro pode causar câncer, diz estudo

Novo estudo liga a poluição por microplástico dos pneus de carros ao câncer de pulmão e cólon, além de infertilidade
Nayra Teles19/12/2024 05h50, atualizada em 19/12/2024 21h04
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Que os microplásticos estão por toda parte, isso já sabemos. Mas, como cada tipo de emissão de poluição pode afetar nossa saúde? Um novo estudo descobriu que, especificamente, os microplásticos emitidos pelo desgaste dos pneus dos carros e pela degradação do lixo podem causar problemas como câncer de pulmão e cólon.

A descoberta foi feita pela Universidade da Califórnia em São Francisco, após uma revisão de aproximadamente 3.000 estudos, a maioria deles com animais. Os resultados foram publicados na revista Environmental Science & Technology.

pneus
O desgaste dos pneus de carros, quando em contato com a estrada, libera partículas de plástico no ar – Imagem: Nor Gal/Shutterstock

Microplástico presente no ar pode gerar câncer e infertilidade

  • Os microplásticos medem cerca de 5 milímetros e são menores que um grão de arroz. Já estão no solo, na água e, principalmente, no ar.
  • Esse tipo de poluição plástica atmosférica pode ser provocado pela degradação de lixo, assim como pelo desgaste dos pneus de carros quando estão em contato com a estrada.
  • No novo estudo, os microplásticos emitidos por essas fontes foram ligados à infertilidade masculina e feminina, câncer de cólon e função pulmonar deficiente.
  • As partículas de plástico também podem gerar inflamação pulmonar crônica, o que aumenta o risco de câncer de pulmão.
Ilustração de câncer de pulmão
Os microplásticos no ar foram associados à infertilidade masculina e feminina, além de câncer de cólon e pulmonar. Imagem: Reprodução/CEONC

Leia mais:

Pesquisadores pedem medidas de prevenção à poluição por microplásticos

Os resultados da nova pesquisa complementam o relatório California State Policy Evidence Consortium (CalSPEC) publicado no ano passado. O documento reúne evidências científicas para apoiar o desenvolvimento de políticas de saúde na Legislatura do Estado da Califórnia.

Nicholas Chartres, um dos autores do estudo, destaca em comunicado de impressa, que a necessidade de os governos levarem em conta os possíveis danos que a poluição por microplásticos pode gerar à população.

Pedimos que as agências reguladoras e os líderes políticos considerem as crescentes evidências de danos à saúde causados pelos microplásticos, incluindo câncer de cólon e pulmão. Esperamos que os líderes estaduais tomem medidas imediatas para evitar mais exposições.

Nicholas Chartres
Nayra Teles
Redator(a)

Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital