Biscoito recheado de marca popular tem receita feita por IA

Empresa alimentícia dona do biscoito Oreo utiliza tecnologia para acelerar desenvolvimento de novos produtos, otimizando sabor e eficiência
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 19/12/2024 01h40, atualizada em 06/01/2025 19h27
oreo
Imagem: AtlasStudio / Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Kevin Wallenstein, gerente de pesquisa digital de biscoitos na Mondelez International, é conhecido por seu estilo de vida saudável, praticando atividades como corrida e stand up paddle, como ele conta ao The Wall Street Journal.

No entanto, trabalhar em setor onde degustações de biscoitos são frequentes pode ser desafio para ele, já que seu gosto pessoal não é por produtos, como Oreo ou Chips Ahoy, marcas da Mondelez.

Para facilitar esse processo, a empresa desenvolveu ferramenta de inteligência artificial (IA) para otimizar a criação de receitas, tornando o desenvolvimento mais rápido e eficiente, reduzindo o número de degustações internas.

Receita do biscoito Oreo já ganhou otimização de uma IA (Imagem: inkanya Anankitrojana/Shutterstock)

Leia mais:

IA permite que receitas novas saiam com mais agilidade

  • A IA permite que os cientistas de alimentos da Mondelez criem receitas com base em características, como sabor, aroma e aparência, além de considerar fatores, como custo, impacto ambiental e perfil nutricional;
  • A ferramenta, desenvolvida em 2019 em parceria com a empresa de consultoria Fourkind, utiliza aprendizado de máquina e já foi aplicada em mais de 70 projetos;
  • Ela sugere novas receitas que atendem aos requisitos específicos, acelerando a produção e testes de novos produtos.

Embora a IA esteja ajudando a acelerar a inovação, a Mondelez ainda mantém o papel dos humanos, especialmente os “administradores da marca”, para garantir que as receitas respeitem a essência dos produtos, como o Oreo.

A empresa tem se beneficiado do uso dessa tecnologia, conseguindo adaptar-se rapidamente às mudanças no comportamento do consumidor, o que contribuiu para crescimento nas vendas, mesmo em tempos econômicos difíceis.

Empresa usa IA para auxiliar na criação de receitas, mas não descarta a participação humana no processo (Imagem: forclick studio/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.