Bolsa de Valores brasileira lança calculadora de imposto para investidores

Ferramenta vai compilar dados de operações financeiras realizadas na B3 a partir de informações das corretoras
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 20/12/2024 03h00, atualizada em 06/01/2025 20h23
shutterstock_2422226157-1920x1080
Nova calculadora vai facilitar geração do DARF (Imagem: Piotr Swat/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Investidores pessoas físicas, agora, podem acessar calculadora para apurar o Imposto de Renda incidente sobre operações de renda variável. Batizada de ReVar, a ferramenta foi anunciada pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil, e a Receita Federal

Neste primeiro momento, os interessados precisam autorizar o compartilhamento de informações na Área do Investidor da B3. O uso efetivo da calculadora será liberado a partir do décimo dia do mês seguinte ao mês da autorização.

Os dados do cliente serão transmitidos com a Receita Federal seguindo as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Recurso vai beneficiar quatro milhões de brasileiros (Imagem: Lais Monteiro/Shutterstock)

“A parceria com a Receita Federal reforça o compromisso da B3 em criar inovações e simplificações no processo de investimento, tornando a experiência de investir cada vez mais ágil e eficiente, fortalecendo a confiança e ampliando o acesso à bolsa”, afirma Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

Nesta fase, podem ser calculados valores de ações, fundos listados (como imobiliários e Fiagros), BDRs e ETFs realizadas no mercado à vista da B3. A calculadora deverá impactar cerca de quatro milhões de brasileiros.

Leia mais:

Como funciona a ReVar?

  • A calculadora vai compilar dados de todas as operações financeiras realizadas pelos investidores na B3 a partir de informações das corretoras;
  • Com base nisso, serão apurados os ganhos ou prejuízos líquidos, possibilitando o cálculo do imposto devido;
  • A partir daí, é gerado o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) diretamente no portal E-CAC, da Receita.

“A ferramenta ReVar é mais uma entrega alinhada à nova diretriz da Receita Federal de oferecer todos os meios possíveis para orientar os contribuintes e diminuir o custo de conformidade”, afirmou Robinson Sakiyama Barreirinhas, secretário especial da Receita.

Para o futuro, há a expectativa de automatizar o processo a partir de formulário pré-preenchido na Declaração do Imposto de Renda. Além disso, está sendo desenvolvido serviço para que os investidores que operam futuro de índice e de dólar também possam utilizar a calculadora.

Dados serão compartilhados entre B3 e Receita (Imagem: rafastockbr/Shutterstock)

Conheça o passo a passo para usar a calculadora

  1. O investidor deverá acessar o ReVar na Área do Investidor da B3 e realizar a autorização do compartilhamento de dados. (Serviços > Calculadora de IR > ReVar – Receita Federal);
  2. O investidor será direcionado para a próxima etapa, que acontece no e-CAC (Declarações e Demonstrativos > Apurar Imposto sobre a Renda Variável). Nessa fase, o investidor deverá informar o custo de aquisição dos ativos da sua carteira e informar prejuízos acumulados (caso exista);
  3. Após a conclusão da posição inicial, o sistema passa a apresentar o menu completo com as guias: Início, Posição Inicial, Resolução de Pendências, Eventos, Estoque e Extrato de Operações. Em cada mês é apresentado um resumo do resultado das operações, informando se há ou não imposto a ser recolhido. Os impostos inferiores a R$ 10 serão somados aos próximos meses até completar este valor mínimo para geração da DARF;
  4. Assim que o investidor clicar no botão “Gerar DARF”, o sistema abrirá nova guia no navegador com o documento para pagamento, com código de barras e com QR code para pagamento via Pix.
Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.