Pesquisar algo no Google com um celular Android deve ficar bem diferente

Busca no Google poderia ganhar um "modo de IA", que transforma as pesquisas em uma conversa mais informal
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 20/12/2024 17h56
Imagem da página de pesquisa do Google na tela de um smartphone
(Imagem: Ridhwan Fauzi/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google pode em breve tornar as pesquisas mais conversacionais em dispositivos Android, graças a um novo “modo de IA”, conhecido como AIM, encontrado em código não lançado. As informações são do 9to5Google.

O AIM combina interações do assistente Gemini Live com a Pesquisa Google, oferecendo uma experiência mais interativa e multimodal.

Em vez de apenas exibir resultados, o modo permitirá que os usuários façam perguntas de acompanhamento, interrompam respostas e interajam de forma semelhante ao Gemini Live, incorporando também recursos do Google Lens, como a análise e compreensão visual.

Como a nova pesquisa do Google deverá funcionar

  • O AIM aparecerá como uma guia na barra de navegação inferior do app Google, permitindo buscas por voz e até por imagens.
  • Os usuários poderão fazer pesquisas relacionadas a fotos tiradas com o celular ou carregadas, tornando a experiência mais dinâmica.
  • O código ainda revelou um espaço reservado para um emoticon piscando, sugerindo uma interface amigável e interativa.
Pessoa com dedo em cima de ícone do Gemini em tela inicial de celular Android
Recurso que vem sendo chamado de AIM, ou modo de IA, usaria a tecnologia do Gemini (Imagem: mundissima/Shutterstock)

Leia mais:

Embora o Modo de IA seja uma adição interessante, ele levanta questões sobre sua relação com o Gemini, pois ambos oferecem experiências multimodais.

O AIM poderia ser uma extensão do Gemini Live, incorporando texto, voz e imagens, e pode transformar a maneira como usamos o Google Search, permitindo uma interação mais direta e personalizada.

Em vez de buscar resultados, os usuários poderiam pedir respostas completas e bem elaboradas, mudando o conceito tradicional de busca na internet.

Busca do Google aberta em aplicativo no iPhone 15 Pro
Usuários poderão abrir uma conversa com o buscador do Google e conseguir o que procuram de modo mais interativo (Imagem: PixieMe/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

Ícone tagsTags: