EUA: bairro feito em impressão 3D receberá pessoas em situação de rua

Casas impressas com concreto de alta resistência medem de 35 a 96 m²; projeto deve atender 1.800 pessoas a longo prazo
Por Bruna Barone, editado por Bruno Capozzi 22/12/2024 04h02
Captura-de-tela-2024-12-20-103059-1920x1080.png
Projeto ainda não tem data de conclusão (Imagem: ICON/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A cidade de Austin, no Texas, Estados Unidos, foi escolhida para receber a primeira comunidade construída em 3D para receber pessoas em situação de rua. O projeto é coordenado pela ICON, líder em tecnologias avançadas de construção pioneira em impressão 3D em larga escala, em parceria com a Lennar Foundation.

São 100 novas casas que vão integrar o ministério cristão de extensão social Mobile Loaves & Fishes’ Community First! Village, onde outras 17 casas foram construídas há quatro anos. Ainda não há data de conclusão das obras.

“Community First! Village está no centro da inovação em nosso país em termos de comunidades e movimentos que estão efetivamente lidando com a falta de moradia. Com a ajuda de nossos amigos da Lennar Foundation, podemos continuar nossa missão de entregar casas dignas para os necessitados e continuar o relacionamento de longo prazo com a Mobile Loaves & Fishes”, disse Brooke Bauguess, VP de Marketing e Comunicações da ICON.

Parceria prevê entrega de 1.400 casas para pessoas em situação de rua (Imagem: ICON/Divulgação)

Leia Mais:

Projeto a longo prazo

Para os próximos anos, a parceria também prevê a entrega de mais de 1.400 moradias padrão, que medem de 35 a 96 m². A expectativa é atender 1.800 pessoas que antes eram moradores de rua.

“Este programa residencial transformador existe para amar e servir os vizinhos de Austin que vivem nas ruas, ao mesmo tempo em que capacita a comunidade ao redor a um estilo de vida de serviço aos sem-teto”, diz o comunicado.

As casas estão sendo construídas usando a impressora 3D Vulcan da Icon, que utiliza um concreto de alta resistência patenteado pela empresa para levantar a estrutura básica em camadas. “O Vulcan pode produzir casas resilientes de um andar mais rápido que os métodos convencionais e com menos desperdício e mais liberdade de design”, segundo a empresa.

Impressora 3D da ICON usa concreto patenteado (Imagem: ICON/Divulgação)

Um projeto semelhante está em andamento no Wolf Ranch em Georgetown, Washington D.C, onde a Lennar também se juntou a ICON para entregar 100 casas impressas em 3D.

“Estamos muito felizes em continuar nosso relacionamento com a ICON e utilizar sua tecnologia inovadora no Community First! Village enquanto continuamos construindo casas e trazendo dignidade aos nossos vizinhos que mais precisam”, disse Alan Graham, fundador e CEO da Mobile Loaves & Fishes, a desenvolvedora do Community First! Village.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.