Honda e Nissan confirmam negociações para uma fusão até 2026

Fusão formaria o terceiro maior grupo automotivo do mundo, visando enfrentar a crescente concorrência de montadoras chinesas de veículos elétricos
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 23/12/2024 15h56
Logos de Honda e Nissan
Montadoras japonesas tentam vencer as chinesas (Imagem: Bashigo/Shutterstock)
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Já havíamos falado por aqui da intenção de Honda e Nissan em se unirem. Nesta segunda-feira (23), a Reuters revela que as montadoras confirmaram que estão em negociações para uma fusão até 2026, formando o terceiro maior grupo automotivo do mundo, atrás apenas de Toyota e Volkswagen.

A aliança visa fortalecer as duas empresas diante da crescente competição de montadoras de veículos elétricos chinesas, como a BYD. Se concretizada, a fusão seria a maior transformação na indústria automobilística global desde a criação da Stellantis, em 2021.

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Quem mais a possível fusão pode afetar

  • A união também pode incluir a Mitsubishi Motors, que é majoritariamente controlada pela Nissan.
  • O objetivo é alcançar vendas anuais de US$ 191 bilhões e um lucro operacional de US$ 3 trilhões.
  • As negociações devem ser concluídas até 2025, com a criação de uma holding até 2026.

As duas empresas enfrentam dificuldades no mercado chinês, onde as montadoras locais têm ganhado terreno.

A Honda, com uma capitalização de mercado quatro vezes maior que a da Nissan, lideraria a nova entidade. No entanto, a fusão não é vista como um “resgate” para a Nissan, mas como uma oportunidade para fortalecer as operações de ambas.

O ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn criticou a fusão, alegando que as duas empresas não são complementares. A Renault, maior acionista da Nissan, também está avaliando a possibilidade. As ações das montadoras subiram após o anúncio da fusão, refletindo o otimismo do mercado.

nissan
A Nissan, mesmo sendo menor em valor de avaliação, entende que pode fortalecer a Honda com a fusão – Imagem: Memory Stockphoto/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.

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